- Publicidade -

Minitrama chega à sua segunda edição no Centro Cultural Justiça Federal

Publicado em:

O musical autoral está relacionado à própria formação cultural do povo brasileiro, em que diversos saberes, crenças, costumes e tradições se unem na construção de histórias. Mas quais são os caminhos iniciais que os artistas devem tomar para a criação de um musical brasileiro? Com a realização de mostras e oficinas, o festival Minitrama chega à sua segunda edição de 1º a 3 de agosto no Centro Cultural Justiça Federal, com o objetivo de ser um ponto de encontro para quem escreve musicais no Rio de Janeiro e para o público admirador do gênero. Um “laboratório”, no qual novos espetáculos podem compartilhar seus primeiros passos com o público, democratizando o acesso aos bastidores do teatro musical.

O festival foi criado no ano passado pelos dramaturgos e amigos Gabriela Alkmin, Luiz Buarque e Marcelo Albuquerque. Diante do desafio do alto custo dos musicais, resolveram investir em “minimusicais”, em que os criadores apresentam versões de até 20 minutos dos espetáculos que estão desenvolvendo. Este exercício de concisão também permite que os participantes possam focar suas pesquisas no material escrito. “Reduzir o tamanho das apresentações equilibra o orçamento e ainda assim nos possibilita apresentar uma experiência com “início/meio/fim” aos espectadores”, explica Marcelo Albuquerque. “Já o público, tem a rara oportunidade de vivenciar a criação de um musical e colaborar com seus autores através de oficinas e rodas de conversa”, acrescenta Gabriela Alkmin.

A anfitriã da festa é a atriz Stella Maria Rodrigues, que já participou de musicais como “Company”, “Cole Porter, ele nunca disse que me amava”, “Romeu e Julieta, ao som de Marisa Monte”, “Cazuza, pro Dia Nascer Feliz”, entre outros. E ela quem vai abrir a noite para as apresentações dos “minimusicais” “A Pandêmica Comédia” (01/08 e 03/08), “Casa dos Artistas Fodidos” (01/08 e 02/08), “Sem Sinal” (01/08 e 02/08) e “Antes que tudo acabe” (02/08 e 03/08). No último dia, haverá uma roda de conversa após as apresentações.

“Na época em que comecei a fazer musical, nós não tínhamos esse preparo de hoje, de estudar canto, dança, interpretação. Era meio no susto. Por isso, é muito bom ver essa evolução, e os jovens atores de hoje já com esse preparo. O teatro musical entrou no Brasil e está tendo a nossa cara, né? No festival Minitrama, vemos a qualidade dos nossos autores, diretores, atores, de toda essa engrenagem do teatro”, celebra a atriz Stella Maria Rodrigues. “Os musicais da Broadway são incríveis, mas ver o teatro musical autoral ganhando força aqui, sem se guiar por fórmulas americanas, é gratificante. No evento, temos a possibilidade de conhecer e ver quanta criatividade, quanto talento existe aqui”, completa a atriz.

Além dos espetáculos, serão oferecidas quatro oficinas: Técnica Vocal para Teatro Musical (02/08 – 14:30), com Chiara Santoro; A culpa é do texto (ou “quem escreveu isso aqui?”) (02/08 – 16:30), com Luiz Buarque; O Corpo do Personagem – O Corpo em Cena (03/08 – 14:30), com Daniel Chagas; e Laboratório da canção (03/08 – 16:30), com Marcelo Albuquerque e Gabriela Alkmin.

“Abrir um espaço para criadores é fomentar artistas do Rio de Janeiro na busca investigativa pela linguagem do teatro musical com um cara nossa, focando no aquecimento desse mercado, valorizando a cultura e preparando esses profissionais para o mercado”, reforça Luiz Buarque.

Serviço:

Data: 01, 02 e 03 de agosto

Centro Cultural Justiça Federal: Av. Rio Branco, 241 – Centro

Dias e horários: quinta a sábado, às 14h30 e 16h30 (oficinas) e 19h (mostras)

Ingressos: pelo site Sympla (www.sympla.com.br/produtor/acordeproducoes)

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -