- Publicidade -

18ª Edição do Desenrolando a Serpentina no Museu de Arte do Rio

Publicado em:

Vem aí a 18ª edição do Desenrolando a Serpentina, evento realizado pela Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio. Nos dias 06 e 07 de setembro (sexta-feira e sábado), o Museu de Arte do Rio – MAR receberá 29 convidados palestrantes, de diferentes cidades brasileiras, que participação de cinco mesas de debates e de uma roda de conversa sobre temas importantes do Carnaval de rua.

Em debate, os desafios nas relações dos blocos com os órgãos públicos; protagonismo e liderança feminina no carnaval; direito à folia e a experiência multisetorial de cidade; as relações entre carnaval, cultura e patrocínio; e a música de carnaval em território de rua.

A abertura será na sexta-feira, dia 6 de setembro, às 10h, no auditório. Em seguida, a primeira mesa trará representantes da Riotur e dos órgãos públicos envolvidos nas dinâmicas do carnaval de rua, como Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. No mesmo dia, às 14h, uma roda de conversa reunirá importantes lideranças carnavalescas, entre elas Selminha Sorriso, porta-bandeira da Beija-Flor, e Annik Salmon, carnavalesca. A noite encerra com a presença da fundadora do bloco paulista Ilu Obá de Min, só de mulheres negras, Beth Beli, além de Roberto Peixe, de Recife, e outros convidados na mesa que vai tratar do importante tema da cultura dentro das políticas de fomento, patrocínios e mercado.

No sábado, dia 7 de setembro, os debates se iniciam às 14h, e o dia será dedicado aos temas da cadeia produtiva da música de Carnaval, que terá nomes como Pedro Luis, do Monobloco, Tiago Rodrigues, da Orquestra Voadora, entre outros. O seminário encerra com Direito à folia e à cidade como uma experiência multisetorial, com a troca de experiências entre Rio, São Paulo, Belo Horizonte e Salvador, com a presença ilustre do reitor da Universidade Federal da Bahia, Paulo Miguez, e a mediação de Guilherme Varella, que às 18h30 lança o livro “Direito à Folia – O direito ao Carnaval e à política pública do Carnaval de rua na cidade de São Paulo”.

Nos Pilotis do MAR, às 18h, a DJ Cris Panttoja abre os trabalhos musicais para, em seguida, entregar o palco ao Casuarina, às 19h, e ao Bloco Fogo & Paixão, às 20h30.

“O Desenrolando a Serpentina chegou à sua maioridade como o mais importante espaço de debate do Carnaval de Rua do Brasil. Vamos reunir representantes de blocos e ligas, gestores públicos, acadêmicos e pesquisadores dos principais Carnavais do Brasil. Essa será a mais completa edição já realizada porque teremos, pela primeira vez, a participação de personalidades das escolas de samba, incluindo Gabriel David, o atual presidente da Liesa”, ressalta Rita Fernandes, presidente da Sebastiana e organizadora do projeto.

Serviço 

18ª edição do Desenrolando a Serpentina

Dias e horários: 06 (10h às 18h30) e 07 de setembro (14h às 22h30)

Local: Museu de Arte do Rio – MAR (Praça Mauá, 5 – Saúde)

Entrada gratuita e sujeita à lotação do auditório e dos pilotis

Classificação etária: livre

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -