- Publicidade -

“AMÉFRICA: Em Três Atos” na Arena Sesc Copacabana

Publicado em:

Tratando das trajetórias negras e indígenas a partir de seus próprios legados e trazendo à tona narrativas soterradas pela herança colonial, o espetáculo “AMÉFRICA: Em Três Atos”, do Coletivo Legítima Defesa, estreia na Arena do Sesc Copacabana.

Dirigido por Eugênio Lima, a montagem do coletivo paulistano apresenta as convergências negras e indígenas com dramaturgia de Claudia Schapira (Ato 1), Aldri Anunciação (Ato 2) e Dione Carlos (Ato 3).

O espetáculo é baseado no conceito de “Amefricanidade”, da intelectual negra mineira Lélia Gonzalez, termo que consiste em explicar a experiência comum de mulheres e homens negros na diáspora e a experiência de mulheres e homens indígenas contra a dominação colonial. A história refere-se ainda às sabedorias e às experiências negras e indígenas no continente americano, se aproximando ao quilombismo de Abdias Nascimento. Em “AMÉFRICA: Em Três Atos”, o Coletivo Legítima Defesa apresenta, de forma poética e política, as confluências negras e “ameríndias” e seus desdobramentos sociais e históricos no Brasil.

“Temos muitos aliados que moram no Rio de Janeiro, e estamos muito felizes que alguns deles estarão conosco, ao vivo, no palco. Outra coisa fundamental é a história do Rio de Janeiro, uma cidade tão central para a presença negra e indígena, que já foi chamada de maior cidade negra do mundo, no século XIX. E acho que nesse período, não existia nenhuma cidade com maior presença de pessoas negras do que o Rio de Janeiro, que teve no Cais do Valongo o maior porto de pessoas escravizadas da história da humanidade, e que ainda tem a aldeia Marakanã”, declara Eugênio. 

Em três atos, o espetáculo nos faz refletir sobre as diversas formas de contar a história da sociedade brasileira e do continente “Amefricano”, abordando as trajetórias negras e indígenas que, em convergência, permitiram criar alianças a partir de suas vivências.

A realização de “AMÉFRICA: Em Três Atos” é do Coletivo Legítima Defesa e convidados, e tem a direção de Eugênio Lima. No palco estão os integrantes do coletivo – Walter Balthazar, Luz Ribeiro, Jhonas Araújo, Gilberto Costa, Fernando Lufer, Nádia Bittencourt, Eugênio Lima e Luan Charles – além das atrizes convidadas Janaína Silva e Thaís Peixoto e Hukena Yawanawa (em vídeo) e da participação especial, ao vivo, de Antônio Pitanga, que além da estreia, no dia 22 de agosto, fará mais sete sessões especiais, durante a temporada.

SERVIÇO: “AMÉFRICA: Em Três Atos”, do Coletivo Legítima Defesa faz temporada de 22 de agosto a 15 de setembro de 2024 na Arena do Sesc Copacabana (Rua Domingos Ferreira, 160, Copacabana). Classificação Indicativa:  18 anos Lotação: 130 lugares

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -