- Publicidade -

Biografia de Chico Buarque ganha edição atualizada

Publicado em:

A nova edição da biografia “Para seguir minha jornada: Chico Buarque“, escrita por Regina Zappa, será lançada pela Nova Fronteira em meio às celebrações dos 80 anos do renomado cantor e compositor. Publicada originalmente em 2011, a obra agora abrange também os últimos 13 anos da história de Chico, ressaltando suas produções musicais, literárias, turnês, engajamento político e a honraria do Prêmio Camões em 2019. O livro inclui ainda um prefácio de Mônica Salmaso, cantora que acompanhou o artista na turnê “Que tal um samba?”. Baseada em extensa pesquisa e entrevistas com Chico e sua esposa, Carol Proner, a nova versão proporciona uma visão aprofundada dos anos mais recentes do músico.

Mantendo o conteúdo original, a biografia ganhou três capítulos novos, que cobrem de 2011 a 2024. Nesse período, Chico lançou sete discos, três DVDs, escreveu livros e realizou três turnês no Brasil, das quais duas incluíram apresentações em cidades portuguesas.

“Dos quatro livros que escrevi sobre o Chico, acho que Para seguir minha jornada é o mais completo, porque, além da história dele, esse livro contém muitas informações publicadas na imprensa nos anos 60, 70 e 80, que a tia dele colecionava. Tem entrevistas na Fatos e Fotos, na Manchete, no Globo, em vários veículos. Tem coisas bem curiosas dos anos 70, dos anos 60. E agora, com essa atualização do livro, que vai sair novamente pela Nova Fronteira, tem uma nova grande entrevista com o Chico falando de tudo o que aconteceu a partir de 2011, quando a primeira edição foi publicada. Ele falou muito sobre como foi escrever seus mais recentes livros, falou também sobre o irmão alemão, como foi a viagem para Alemanha para descobrir esse irmão, como descobriu a filha desse irmão e a neta desse irmão, que agora fazem parte da família. Nesta edição também tem detalhes sobre a visita ao Papa, tem a história de como ele escreveu Anos de chumbo durante a pandemia e como ele estava nesse período. É um livro muito completo e que descreve toda a trajetória dele até este ano de 2024″, afirmou a autora.

Um dos capítulos novos de Para seguir minha jornada aborda o processo de criação de O irmão alemão, inspirado em descobertas familiares. De início, o livro seria totalmente ficcional, inspirado em um filho que Sergio Buarque teve em Berlim, mas do qual a família não tinha notícias. Durante a escrita do romance, Sergito, irmão de Chico, encontrou uma gaveta com objetos guardados pela mãe de ambos, revelando novas histórias e emoções que transformaram o projeto em uma mistura de ficção e realidade.

Outra história inédita é a que trata do período conturbado da turnê “Caravanas”, em que Chico percorreu um Brasil dividido, enfrentando o ódio e a agressividade política. Após o término da turnê, o artista sentiu o desejo de se isolar novamente para a criação literária, buscando refúgio em um cenário menos turbulento. Então pediu um visto de residência de longa permanência na França, decisão que levantou questionamentos entre seus admiradores: estaria desanimado com os acontecimentos em seu país? Planejava se afastar definitivamente? A decisão do artista de se mudar para a França, em busca de um ambiente propício à criação, reflete o impacto do cenário político na sua vida pessoal e artística.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -