- Publicidade -

Gabriele Basilico é tema de exposição no “Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação”

Publicado em:

O Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro inaugura a exposição “Gabriele Basilico: Paisagens Urbanas”, no “Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação”. A seleção de obras de Gabriele Basilico, nascido em Milão em 1944, inclui 77 fotografias realizadas entre 1978 e 2012, cobrindo quase todo o seu percurso artístico, com curadoria de Giovanna Calvenzi e Filippo Maggia. Gabriele Basilico foi um dos fotógrafos italianos mais conhecidos internacionalmente e suas obras estão presentes em coleções de prestigiadas instituições públicas e privadas em todo o mundo, e até hoje mais de 130 livros e catálogos foram publicados sobre seu trabalho.

Após obter o diploma em arquitetura em 1973 pelo Politécnico de Milão, Basilico iniciou uma jornada de pesquisa que, através da fotografia, examina com crescente aprofundamento e análise detalhada as áreas urbanas e a paisagem industrial, focando nas mudanças que marcam a passagem do tempo e caracterizam o irreversível processo de antropização dos lugares e, em particular, das cidades metropolitanas. A coleção de obras organizada para a exposição é um exemplo valioso de seu percurso profissional e artístico, considerando essas práticas aparentemente inconciliáveis – e quase inseparáveis – no trabalho de Basilico, como se fossem uma referência constante, um estímulo mútuo às vezes induzido, provocado, outras vezes natural, capaz de produzir uma visão única e especial, resultado de um processo osmótico. A consciência de um olhar que só o progressivo acúmulo de experiência permite ao artista possuir.

A exposição percorre a carreira artística de Basilico começando com Milano. Ritratti di fabbriche (Milão. retratos de fábricas), realizado em três anos a partir de 1978 e depois exposto no Pavilhão de Arte Contemporânea de Milão em 1983, uma mostra pessoal que o consagrou como uma das figuras mais inovadoras no panorama fotográfico nacional e internacional dos primeiros anos 1980, e prossegue com algumas imagens produzidas para a missão fotográfica coordenada pela DATAR (Délégation à l’Aménagement et à l’Action Régionale) a pedido do governo francês. No mesmo período, Basilico trabalha em uma coleção de imagens dos portos europeus: Gênova, Hamburgo e Antuérpia fazem parte da mostra Porti di mare (Portos de mar), que vencerá o “Prix Mois de la Photo” em Paris em 1990. Beirute representa outro importante capítulo na obra de Basilico: o artista milanês visitou a capital do Oriente Médio quatro vezes entre 1991 e 2011.

O “Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação” fica na Av. Pres. Antônio Carlos, 40 – Centro da cidade.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -