- Publicidade -

 “Leci Brandão – Na Palma da Mão” ganha nova temporada no Teatro Ipanema Rubens Corrêa

Publicado em:

Nome incontornável da música brasileira, compositora e intérprete de mão cheia, Leci Brandão é uma mulher à frente do seu tempo, pioneira em tudo o que tem feito em quase meio século de carreira. Primeira mulher a integrar a Ala de Compositores da Mangueira, e segunda mulher negra a ser eleita para a Assembleia Legislativa de São Paulo, Leci assumiu a homoafetividade publicamente no fim dos anos 70, em entrevista ao jornal “Lampião da Esquina”, e, alguns anos depois, rompeu com a gravadora multinacional por não aceitar abrandar as letras contestadoras.

Leci Brandão - Na Palma da Mão
Foto: Alberto Mauricio

“Leci Brandão – Na Palma da Mão” estreou em janeiro/2023 no SESC Copacabana no Rio de Janeiro, onde teve todas as suas sessões esgotadas, além de fazer uma temporada de sucesso no Teatro João Caetano, os circuitos Firjan SESI Cultura e Sesc RJ Pulsar, uma curta temporada em São Paulo no Itaú Cultural, uma circulação pelas lonas e arenas culturais do Rio, atualmente em circulação pelo país através do Palco Giratório do Sesc – com um público total estimado de mais de 10 mil pessoas em mais de 70 apresentações até agora.

O musical ganhou em 2024 o Prêmio Shell de Teatro na categoria Direção, para Luiz Antonio Pilar, além de ter sido indicado nas categorias Ator (Sergio Kauffmann) e Iluminação (Daniela Sanchez). Foi indicado também ao Prêmio APTR na categoria Atriz Coadjuvante (Verônica Bonfim).

Os atores Tay O’Hanna, Verônica Bonfim e Patrícia Costa (vai substituir Verônica no primeiro final de semana) interpretam Leci Brandão e sua mãe, D. Lecy, e Matheus Dias representa personagens masculinos presentes na vida da cantora, como o líder comunitário Zé do Caroço, inspiração de uma de suas músicas mais famosas.

A narrativa é construída a partir da relação entre mãe e filha, muito forte até a morte de D. Lecy, aos 96 anos, em 2019. “O espetáculo é contado sob o ponto de vista da mãe, referência maior na vida de Leci. São reminiscências dela. No espetáculo, às vezes, a mãe canta canções significativas do repertório da Leci para a Leci. Em Das coisas que mamãe me ensinou, fizemos uma alteração na letra ‘tudo isso é resultado das coisas que sua avó (ao invés de mamãe) me ensinou’: a avó da Leci ensina pra mãe, que ensina pra Leci e Leci deixa seu legado. A ideia foi construir um espetáculo cujo arcabouço mostrasse toda a tradição familiar e religiosa, o respeito e a educação de uma família preta, que a Leci traz”, resume o diretor Luiz Antonio Pilar.

“Leci Brandão – Na palma da mão” faz temporada: de 23 de agosto a 8 de setembro no Teatro Ipanema Rubens Corrêa (Rua Prudente de Morais 824). Bilheteria on-line: https://riocultura.eleventickets.com/ . Classificação: 14 anos
Redes sociais: @napalmadamaomusical

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -