- Publicidade -

ArtRio 2024 transforma o Rio de Janeiro na capital das artes

Publicado em:

Desde sua criação, a ArtRio tem a ambição de ter o Rio de Janeiro como referência no mundo das artes. Na semana em que a feira é realizada, uma intensa agenda agita a cidade – enquanto o evento acontece na Marina da Glória, emoldurado pelo Cristo Redentor e pelo Pão de Açúcar, uma riquíssima e diversa agenda de exposições, encontros, visitas guiadas, performances acontece em diferentes endereços da cidade.

Chegando a sua 14ª edição, a ArtRio terá um novo projeto arquitetura para a área externa, possibilitando uma configuração com espaços maiores. Um importante foco da ArtRio é dar continuidade à valorização do conteúdo, amplificando o debate e o aprendizado sobre o mercado de arte de forma ampla, incluindo história, movimentos e impactos das mudanças sociais e a chegada de novas tecnologias a esses cenários.

Em sintonia com importantes questões da atualidade, a ArtRio segue seu compromisso com a sustentabilidade e conscientização sobre o tema, realizando uma série de ações para a redução de impacto de todas as etapas da produção e realização da feira e sua agenda.

A feira de arte acontece na Marina da Gloria entre os dias 25 e 29 de setembro, com uma rica e intensa programação paralela em diferentes espaços culturais e áreas públicas da cidade, além de ações digitais. Desde sua 1ª edição, em 2011, a ArtRio conta com um calendário anual, levando conhecimento a diferentes públicos e incentivando o contato com a arte.

“Um dos nossos principais desafios ao realizar o evento é ter uma curadoria de excelência, com a seleção de galerias e propostas curatoriais que despertarão um novo olhar para a arte, além de reforçar o reconhecimento ao trabalho de artistas e galeristas. Ao mesmo tempo, temos o compromisso com as principais questões de alto impacto no futuro, como sustentabilidade, educação, inclusão e diversidade. A ArtRio, com sua agenda perene e ações direcionadas a diferentes públicos, nos permite trazer uma característica incomparável da arte: a capacidade de representar o pensamento e o desejo de mudança da sociedade, e assim traçar novos rumos da história”, indica Brenda Valansi, presidente da ArtRio.

Além disso, uma parte do rico acervo de Ziraldo estará em exposição na ArtRio 2024, feira de arte que vai ocupar a Marina da Glória. O Instituto Ziraldo montou um painel de 8 metros de largura por 3,50m de altura no Espaço I Love PRIO, trazendo ilustrações, cartazes e charges do artista, falecido em abril. O trabalho tem a curadoria de Adriana Lins, diretora artística do Instituto. O grande destaque é “O Menino Maluquinho”, com 10 ilustrações extraídas do livro homônimo de 1980, que deu origem ao personagem.

Serviço: Data: 26 a 29 de setembro (quinta-feira a domingo) / Ingressos: Venda no site artrio.com / Local: Marina da Glória – Av. Infante Dom Henrique, S/N – Glória

 Além disso, o RIOgaleão contará a história do Negro Muro na ArtRio, reconhecida como uma das principais feiras de arte da América Latina por reunir as principais galerias do Brasil e também galerias estrangeiras anualmente na cidade. De 25 a 29/09, o espaço do aeroporto no evento servirá como um ponto de encontro para celebrar e preservar a herança cultural do Rio de Janeiro eternizada nos muros da cidade nos últimos anos.


 

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -