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CASACOR Rio transforma Fashion Mall em um condomínio

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Um condomínio está surgindo em pleno Fashion Mall. Com 48 ambientes, seis mil metros quadrados de área ocupada e uma vista incrível para o verde, a Pedra da Gávea e o campo de golfe, tem tudo o que se pode querer: lofts, estúdios, áreas de uso comum, muito verde, além de todas as facilidades, e segurança, de um shopping logo ao lado. É a 33ª. edição da CASACOR Rio que aporta, entre 24 de setembro e 24 de novembro, no Fashion Mall, em São Conrado trazendo 68 profissionais entre os melhores da arquitetura, design de interiores e paisagismo do Rio.

O percurso começa pelo terceiro andar do shopping onde ficam bares, restaurantes e lojas. Nos dois andares seguintes, fica toda a parte de moradia que, este ano, conta com 16 lofts e sete estúdios com metragens entre 47m² e 150m², além de espaços de uso comum ao condomínio como coworking, lavanderia, home-theater e brinquedoteca. Áreas verdes como o Jardim Natura Bothanica, o Rooftop Ilhas Verdes e os gardens de alguns dos lofts trazem a natureza para dentro da Mostra, criando agradáveis espaços de descanso.

Aliás, uma novidade deste ano é que, pela primeira vez, a área de entretenimento poderá ser visitada pelo público antes mesmo da compra do ingresso. Serão 12 ambientes com acesso livre. Além disso, a brinquedoteca será um espaço funcional com atividades para crianças como maquiagem e contação de histórias em horários pré-determinados (e com capacidade limitada, sujeita à lotação do espaço).

“Foi um desafio trazer a CASACOR Rio para dentro de um shopping. Por isso, pensamos em um condomínio, com espaços menores, mais práticos, e com todas as facilidades de um shopping logo ao lado, algo que é uma tendência mundial”, avalia Patricia Mayer, sócia-diretora da CASACOR Rio.

A arte, certamente, sempre tão presente na mostra carioca, está ainda mais em evidência este ano. A seleção sempre criteriosa feita pelos profissionais para seus ambientes – muitas vezes com o auxílio luxuoso de curadores como Heloísa Amaral Peixoto e Vanda Klabin -, reúne obras de jovens talentos e nomes consagrados. No Studio do Marchand, por exemplo, Chicô Gouvêa traz Volpi, Rubens Gerchman e Iberê Camargo. No Living CasaShopping, de Paola Ribeiro, peças de Vik Muniz, Richard Serra e Portinari ganham destaque. A arte popular e o trabalho artesanal também aparecem com muita força. Seja em grandes painéis de crochê, como os feitos pelo Instituto Proeza para a fachada do Wine Bar, de Pedro Coimbra e Jackson Tinoco; ou nos bordados de Renato Imbroisi no Bistrô da Casa de Nando Grabowsk.

E, esta edição ainda traz três site specifics criados exclusivamente para a mostra: O Baile do Agora, que Adrianna Eu fez para o Espaço Gafisa de Gisele Taranto; Arquus Nocte, de Ursula Tautz; além de um painel pintado por René Machado. Todos sob curadoria de Vanda Klabin.

Em sua obra, Adrianna usa mais de cinco milhões de fios de linhas de costura vermelhos, além de elementos como cabides de madeira antigos e corações costurados para criar uma intervenção espacial, que representa simbolicamente um baile com seus encontros e desencontros.

Ursula recria o céu do equinócio do dia 22 de setembro em obra que celebra a chegada da primavera.

Já René Machado transpôs para um painel de 15 metros um dos polípticos de sua nova fase da série “Compositions”. A obra ficará no terceiro andar do Fashion Mall.

– A arte sempre teve muito espaço em CASACOR Rio. Mas, este ano, ela ganha ainda mais destaque tanto com a realização destes três site specifics, uma novidade desta edição, quanto no trabalho excepcional do elenco, que fez uma seleção muito cuidadosa das obras que estão em seus ambientes – conta Patricia Quentel.

Nesta edição, o tema nacional é “De Presente, O Agora” que norteia os profissionais em suas criações. Um convite à reflexão sobre como as nossas decisões cotidianas impactam no futuro. Uma provocação que nos lembra que um dia também seremos ancestrais e que é preciso pensar no legado que queremos deixar para as próximas gerações.

Inaugurado em 1982, o Fashion Mall sempre foi o lugar das tendências e do luxo e faz parte da história da cidade – assim como a CASACOR Rio. Adquirido em 2021 pela Gafisa, o shopping passa agora por um processo de renovação. Referência em incorporação e construção de alto padrão no país, com mais de 1.200 empreendimentos desenvolvidos ao longo de 70 anos de história, a Gafisa é parceira da CASACOR Rio desde 1998.

A CASACOR Rio tem a Deca como patrocinadora master. A Coral é a tinta oficial; o BRB, o banco oficial; a Gafisa é patrocinadora local; Portinari, apoio local; Edge Engenharia, apoio técnico; Fashion Mall, o shopping oficial; Alamaster, HunterDouglas, Natura e WoodsWine são fornecedores oficiais; Fairmont é o hotel oficial; a JB FM, o rádio oficial e a Veja Rio, a mídia partner.

Os arquitetos que participam desta edição:

Alexia Carvalho e Maria Juliana Galvão; Ana Cano Milman; Ana Raquel Oliveira; Ana Veras; Anna Malta e Andrea Duarte; BETA Arquitetura; Cadé Marino; Chicô Gouvêa; Claudia Infante; Claudia Pimenta e Patricia Franco; Cristina Japiassú; Diego Raposo + Arquitetos; Drica Ferraz e Gabi Hue; Fernando Lanner Arquitetura; Fernanda Medeiros arquitetura; FEUarquitetura; Gisele Taranto Arquitetura; Horto Girassol; Jacira Pinheiro; Karyne Lima Paisagista; Ketlein Amorim e Roberta Nicolau; Kilze Guimarães; Leandro Neves; Lessa Zanetta Arquitetura (Izabela Lessa e Fernanda Zanetta); Livia Quintella; Lucio Nocito; Marcela Martins; Mariana Monnerat; Mauricio Nóbrega, Bia Wolff, Maria Estellita e Patricia Vieira; Monica Camargo Studio; Nando Grabowsky; Natália Lemos; Paola Ribeiro; Paula Müller LOBATO; Paula Neder; Pedro Coimbra e Jackson Tinoco; Pedro Rabelais Paisagismo; PKB Arquitetura; Priscila Vivacqua; Rafael Mirza e Rodrigo Cardoso; Rafael Ramos; Rodrigo Barbosa; Rodrigo Coelho; Sophia Abraham; Tiago Freire; Tiana Meggiolaro e Bia Mayrinck; Tom Castro

Para ficar de olho:

CORES, EFEITOS E ESTAMPAS. Os tons terrosos dominam. Mas há também muitas cores vibrantes, especialmente verdes e azuis, e efeitos como o velvet da Coral – que confere um resultado aveludado às superfícies. Assim como as estampas: das tropicais e exuberantes retratando matas a clássicos como o vichy.

FEITO A MÃO. Cada vez mais valorizadas, as peças artesanais surgem em grandes proporções como nos painéis de crochê que cobrem toda a fachada do Wine Bar ou no bordado do Bistrô da Casa. Mas seguem fazendo sucesso também em peças menores: seja objetos de cerâmica, almofadas ou até como interferências em obras de arte, como nas fotografias bordadas de Dani Vignoli usadas por Maurício Nóbrega em seu loft.

MEMÓRIAS AFETIVAS. O elenco deste ano mergulhou em suas raízes – e na memorabilia familiar – para dividir com o público um pouco de sua trajetória e ancestralidade. As peças de família (sejam móveis, objetos, pratarias, obras de arte e até roupa de cama) ajudam a contar as histórias dos ambientes de Ana Cano, Bia Mayrinck e Tiana Meggiolaro, Jacira Pinheiro e Natália Lemos.

BIOFILIA. Nos gardens criados em alguns dos lofts ou nos corredores do Fashion Mall, o verde está por toda parte criando miniflorestinhas urbanas e trazendo um clima de condomínio-parque à mostra.

TETOS. Tom Castro criou uma colmeia. Natália Lemos trouxe as biribas do cerrado. Rodrigo Coelho transformou pedaços de linho em movimento. Fernanda Medeiros apostou na palha. Drica Ferraz e Gabi Hue criaram uma abóbada tropical. Olhe para cima e surpreenda-se com todas as possibilidades de um teto nada tradicional.

CABECEIRAS. Sem mesmice. As cabeceiras estão cada vez mais inovadoras. Nesta CASACOR Rio surgem em pele de pirarucu (Paula Müller LOBATO), porcelanato (Marcela Martins), tapeçaria (Mauricio Nóbrega) ou até como um nicho que remete a ninho (Ana Cano).

COBOGÓS. A peça tão característica da arquitetura brasileira vem sendo renovada e cada vez mais utilizada, tanto interna quanto externamente. Às vezes, servindo até como suporte para plantas, como fizeram Ketlein Amorim e Roberta Nicolau. Mas vale olhar ainda os usos feitos por Paula Neder e Rodrigo Barbosa.

CASACOR RIO 2024 acontece de 24 de setembro a 24 de novembro de 2024 no Fashion Mall (Estrada da Gávea, 899. São Conrado). Ingressos no site!

Rota Cult
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Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

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