- Publicidade -

Destaques da programação da Sala Cecília Meireles

Publicado em:

A Sala Cecília Meireles apresenta terça-feira, dia 1º de outubro, às 18:30 horas, no Espaço Guiomar Novaes, dentro da série Música de Câmara, o Duo Burajiru, formado pelo violista Fernando Thebaldi e pela pianista Yuka Shimizuo. O programa tem como tema “Homenagens e despedidas”. Tributos a artistas brasileiros e japoneses que deixaram suas existências terrenas.

O Duo Burajiru, formado pelo violista Fernando Thebaldi e pela pianista Yuka Shimizu, estreou em 2015 e continua em sua missão de performances, registros, revisões, reedições e comissionamentos de novas obras a compositores da música brasileira de concerto para viola e piano de épocas e estilos musicais diversos.

Já na terça-feira, dia 8 de outubro, às 18:30 horas, no Espaço Guiomar Novaes, dentro da série Piano na Sala, Luiz de Simone, com o recital A Nova Música Clássica para Piano – Compositoras do Mundo.

O projeto A Nova Música Clássica para Piano tem por objetivo trazer à luz dos amantes da música de concerto uma nova e inesperada faceta da música clássica. Resultado de uma intensa pesquisa do pianista e compositor Luiz De Simone junto a compositores de todo o mundo em plena atividade criativa, o repertório é um deleite musical até mesmo para os não iniciados neste mundo. Nesta edição do projeto, por ocasião do Outubro Rosa, serão apresentadas apenas obras de compositoras de diversos países, como Hania Rani, Alexandra Stréliski, Eydís Evensen, dentre outras.

A Sala Cecília Meireles apresenta sexta-feira, dia 11 de outubro, às 19 horas, dentro da série Sala Música de Câmara, Tango Revirado, uma noite dedicada à milonga, à valsa e ao tango argentino, de Carlos Gardel a Astor Piazzolla. Martín Lima no bandoneón (Argentina), Facundo Estefanell no contrabaixo acústico (Uruguai) e Márcio Sanchez no violino (Brasil), combinam a herança do tango, da milonga e da valsa com o Tango Novo de Astor Piazzolla, trazendo aos espectadores a essência do Rio de la Plata e a atmosfera do tango genuíno.

E no sábado, dia 12 de outubro, às 16 horas, e domingo, 13 de outubro, às 11 horas, dentro da série Sala Orquestras, A Magia da Arca Sinfônica, uma celebração encantadora da sinfonia de Vinicius de Moraes. Regência de Felipe Prazeres, com participação de Juliana Franco (cantora) e Raphael Rossatto (cantor).
No Dia das Crianças, a Orquestra Petrobras Sinfônica, sob a regência de Felipe Prazeres, apresenta “A Magia da Arca Sinfônica”, uma celebração encantadora da sinfonia de Vinícius de Moraes. Esta obra-prima combina música clássica e popular brasileira em uma jornada mágica e lúdica, repleta de ritmos e melodias que capturam a essência dos sonhos infantis. Com arranjos vibrantes e interpretações emocionantes, o espetáculo promete transformar o Dia das Crianças em um festival de alegria e fantasia, oferecendo um deleite para todas as idades.

A Sala Cecília Meireles apresenta terça-feira, dia 15 de outubro, às 19 horas, dentro da série Cantares, a Associação de Canto Coral e o Quinteto Villa-Lobos, sob a regência de Jésus Figueiredo . No repertório, obras de Gabriel Fauré, Beethoven e Rossini. Este concerto celebra o início da parceria entre a Associação de Canto Coral e o Quinteto Villa-Lobos, que passa a ser residente na tradicional sede da associação na rua das Marrecas. Unindo a tradição musical das duas renomadas instituições, prometem para as novas temporadas programações que certamente enriquecerão ainda mais a atividade musical de nossa cidade.

A Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro se une à Camerata Jovem do Rio de Janeiro para mais um concerto da sua temporada comemorativa de 10 anos. No dia 16 de outubro, às 19h, a Sala Cecilia Meireles será o palco da apresentação que contará com a regência do renomado maestro Claudio Cruz – principal regente convidado da OSJRJ -, e que terá como solistas a violinista Gabriela Queiroz e o violista Samuel Passos, dois grandes nomes do atual cenário da música de concerto e componentes de longa data da Orquestra Sinfônica Brasileira.

O concerto começará com a Camerata Jovem do Rio de Janeiro, grupo formado por 17 jovens músicos cariocas, com idades entre 18 e 28 anos, que apresentará “Variações sobre o Tema de Frank Bridge”, obra de Benjamin Britten. Em seguida, após o intervalo, a Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro, também formada por jovens musicistas, executará três movimentos da “Sinfonia Concertante em Mi Bemol Maior, K. 364”, de Mozart, com a participação dos solistas da noite.

No , dia 18 de outubro, às 19 horas, dentro da série Sala Orquestras, a Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga, sob a regência de Priscila Bomfim, apresenta o espetáculo “Chiquinha toca Chico”, dedicado a Chico Buarque. E no dia 19 de outubro, às 17 horas, dentro da série Sala Brasil, Carol Panesi Trio, com o lançamento do quinto álbum da multi-instrumentista Carol Panesi.

 No dia 25 de outubro, às 19 horas, e sábado, dia 26 de outubro, às 16 horas, a série Sala em Movimento apresenta o espetáculo cênico-musical “Abram Alas para Chiquinha e Nazareth”, nas comemorações dos 15 anos do Musica Brasilis. O espetáculo traz composições de Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth, com concepção de Rosana Lanzelotte, texto de Ruy Castro e coreografia de Dalal Achcar.

Sala Cecília Meireles apresenta quinta-feira, dia 31­­ de outubro, e sexta-feira, dia 1º de novembro, sempre às 19 horas, inaugurando a série CineSala, o filme Drácula (1931), com trilha sonora de Philip Glass.  Participação do Quarteto Kalimera, sob a regência de Priscila Bonfim.

Ingressos no site!

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -