- Publicidade -

‘Neotropical – fragmentos de memória’ no studio OM.art

Publicado em:

A partir de 25 de setembro, Oskar Metsavaht apresenta ao público no studio OM.art a exposição ‘Neotropical – fragmentos de memória’, uma assemblage de estudos e obras em diversas plataformas e períodos, com seu olhar sobre uma Ipanema tanto idílica quanto concreta. São trabalhos recentes, inspirados em fotografias e filmes em 16mm que produziu há alguns anos, onde Oskar revisita esse lugar, com o olhar atento, que busca por texturas e formas de uma paisagem sempre em movimento e onde contrastes do mundo moderno e a natureza convivem em seus limites. São fragmentos de memória, que a lente da câmera capturou através do seu olhar e ficaram impressos na película do filme. Seu exercício foi acessar estes instantes e ressignificar além do seu plano bidimensional, em uma busca por cores, texturas e formas que subvertem a imagem mais concreta do filme.
 

Oskar apresentou anteriormente a série de fotos ‘Ipanema’ em 2011 na Miami Art Basel, depois em 2013 na BA Photoart, no Centro Cultural Recoleta (Argentina) e também em 2013 em Aspen (EUA) na Quintenz Gallery. Em 2017, com sua individual da Casa de Cultura Laura Alvim, com um trabalho mais ampliado sobre Ipanema além da série de fotos inicial. E, agora, numa releitura em um novo estudo, vem a exposição ‘Neotropical’, onde o artista se inspira novamente nesse bairro que reflete o estilo de vida carioca, e também é um microcosmo da geografia de contrastes da cidade. Observa a movimentação de pessoas, da vida urbana e seus códigos. E essa percepção ele teve em seu cotidiano do Rio de Janeiro, em seu próprio trajeto diário pelo bairro, seja de bicicleta ou de carro, entre casa – trabalho – diversão.
 

Com esses fragmentos de momentos da vida cotidiana na memória, Oskar traduz sua releitura em fotos, vídeos e pinturas. A sensação de movimento está sempre presente.
 

A série de pinturas, criadas exclusivamente para essa mostra, traz como contraste as cores preto e branco, com pequenas intervenções de cor. Parecem fragmentos de filme. A série de fotos, trazendo não apenas a natureza, mas também a vida das pessoas que passam pelo bairro, com muitas detalhes e focos que captaram a atenção do artista.
 

Para a videoinstalação, Oskar faz uma sobreposição de imagens usando diferentes projetores. O artista fez toda a captação em filme e fez a montagem manual, contando através de seu imaginário aquela história de cotidiano.
 

‘Neotropical’ une todos os signos e elementos figurativos que compõe esse imaginário de Oskar Metsavaht como artista, designer, ambientalista e morador de Ipanema.

SERVIÇO:

‘Neotropical – fragmentos de memória’ por Oskar Metsavaht / visitação: 25 de setembro até 03 de novembro / Local: studio OM.art – Rua Jardim Botânico 997

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -