- Publicidade -

PETROBRAS SINFÔNICA apresenta versão sinfônica da obra de Belchior 

Publicado em:

O maestro Carlos Prazeres e a Orquestra Petrobras Sinfônica apresentam o espetáculo Belchior Sinfônico, na Sala Cecília Meireles, no Centro do Rio – uma homenagem ao grande cantor e compositor cearense. O público vai conhecer a versão sinfônica de sucessos de Belchior, como Velha Roupa ColoridaA Palo SecoComo Nossos Pais e Sujeito de Sorte.

“Com a intenção de criar um projeto inovador para a Sinfônica de Campinas, tive a ideia de provocar meu querido amigo e parceiro de projetos ousados, João Cavalcanti, para que pensássemos juntos em algo em torno da obra de Belchior. O contraste entre o que ele produziu em vida e a forma rude com a qual se despediu deste mundo, sempre povoou meus pensamentos. O fim da vida de Belchior me faz lembrar a forma como Mozart nos deixou. Ambos tinham em comum a rebeldia e a dificuldade em aceitar padrões impostos pela sociedade. Estamos muito emocionados em entregar postumamente esta homenagem a este artista tão especial. Não se trata simplesmente de um apanhado de músicas com arranjos sinfônicos. É um ritual introspectivo que busca traduzir musicalmente a essência da vida de Belchior”,  comenta o maestro. 

O concerto conta com a participação especial do compositor, produtor, cantor e sanfoneiro Marcelo Caldi. O roteiro foi cuidadosamente pensado por João Cavalcanti e os arranjos elaborados por Tiago Pallone. A apresentação faz parte de uma mini turnê que começou em Salvador, passa agora pelo Rio e segue para Campinas, para celebrar o encerramento de 2024 com a orquestra que assinou o projeto.

A voz lúcida de Belchior foi algumas vezes pouco compreendida em sua época, nos anos 70. Sua obra foge de estereótipos e dialoga com a juventude por meio de canções que debatem de forma profunda sobre amor e questões sociais. Nos últimos anos, suas músicas foram redescobertas por uma nova geração de fãs. De acordo com o Spotify, Sujeito de Sorte já foi ouvida mais de 21 milhões de vezes. (CNN)

Segundo Prazeres, este concerto é “quase um musical”, concebido por ele e pela Orquestra Sinfônica de Campinas, mas que encontrou na figura de João Cavalcanti uma parte fundamental pela sua participação na construção poética e do roteiro do evento. 

O concerto Belchior Sinfônico vai reunir no palco grandes nomes da música brasileira da atualidade para celebrar a obra de um compositor que merece ser lembrado pela relevância de suas reflexões e qualidade artística.

Belchior Sinfônico acontece na Sala Cecília Meireles (Rua da Lapa, 47, Centro) nos dias: 13/09 às 19h;  14/09 às 16h. Ingressos no site!

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -