- Publicidade -

CCBB Rio completa 35 anos, com programação especial

Publicado em:

Outubro é um mês de comemorações no CBB Rio (Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro). Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro marca o início do investimento do Banco do Brasil em cultura. Instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva, é um marco da revitalização do centro histórico da cidade do Rio de Janeiro. 

Desde 2011, o CCBB Rio de Janeiro incluiu o Brasil no ranking anual do jornal britânico The Art Newspaper, que lista anualmente os cem museus e centros culturais mais visitados do mundo. Em 2023, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro ocupou a 46ª posição no ranking anual dos 100 museus/centros culturais mais visitados do mundo. Junto ao CCBB Belo Horizonte, foram os únicos representantes da América Latina na lista.

No período pós-pandemia, mais uma vez o CCBB assumiu o protagonismo na reocupação do corredor cultural da Praça XV, com destaque para a realização da exposição OSGEMEOS: Nossos Segredos (2022/23), que ocupou o quinto lugar no ranking geral das exposições mais visitadas do Centro Cultural, com mais de 800 mil visitantes, e os projetos culturais realizados na Praça da Pira, em frente ao CCBB. Após a pandemia, os shows do Rock Brasil 40 anos foram um dos primeiros grandes eventos realizados em área externa, pioneiro da retomada na área da cultura. Nos últimos anos, as parcerias com a Junta Local e a Feira das Yabás e o Festival Paredão Ocupa o Museu representaram a continuidade da contribuição para o resgate da efervescência cultural da região do Centro.

Por aqui já foram realizados mais de 2.500 projetos culturais e recebidas mais de 60 milhões de pessoas. O prédio possui uma área construída de 19.243m² e conta com 3 teatros, 2 salas de cinema, mais de 2 mil metros quadrados de espaços expositivos, auditórios, salas multiuso, Biblioteca, com mais de 200 mil exemplares, Arquivo Histórico e o Museu Banco do Brasil.

A história do CCBB é a história das pessoas, e os grandes marcos de sua trajetória estão registrados em um segmento especial da exposição Primeiro de Março 66 – Arquitetura de Memórias, aberta em junho deste ano, criada para oferecer ao público novos olhares sobre a importância arquitetônica do icônico prédio que o CCBB ocupa. Uma mesa interativa reúne informações sobre grandes e representativos projetos realizados durante esses 35 anos.

São mais de três décadas ampliando a conexão dos brasileiros com a cultura com uma programação relevante, diversa e regular nas áreas de artes visuais, artes cênicas, cinema, música e ideias. O CCBB Rio de Janeiro é o primeiro dos cinco Centros Culturais Banco do Brasil, com sedes também em Brasília, São Paulo, Belo Horizonte e Salvador, que buscam estimular a experiência, a criação, a investigação e a reflexão por meio de processos artísticos, além de mostrarem a força e a importância do investimento em cultura no Brasil. Esses espaços têm como objetivo a democratização do acesso a arte, além de contribuir para a promoção, divulgação e incentivo da cultura. Ampliamos a conexão do brasileiro com a cultura porque areditamos que quando a cultura gera conexão ela inspira, sensibiliza, gera repertório e tem o poder de impactar vidas. 

A exposição Fullgás – Artes Visuais e anos 1980 no Brasil inicia o mês de celebração. A mostra, inédita, apresenta cerca de 300 obras de mais de 200 artistas de todas as regiões do país, mostrando um amplo panorama das artes brasileiras produzidas na década de 1980. Além das obras, objetos da época, discos, indumentária, música e outros itens da cultura pop compõem a atmosfera que vai levar toda a família por esse verdadeiro túnel do tempo.

A peça Nebulosa de Baco reinaugura o Teatro I, espetáculo inédito da multipremiada Cia Stavis-Damasceno. No Teatro II, a estreia é de Sangue, uma história de conflito e dominação que envolve o fazer teatral.

Nas telas do cinema, a Mostra Léa Garcia, idealizada em comemoração aos 90 anos da atriz, apresenta uma retrospectiva inédita com 16 filmes, sendo 15 longas-metragens e 1 curta-metragem, todos protagonizados por Léa Garcia.

Clube de Leitura CCBB 2024 terá a presença do escritor angolano Pepetela (1941), convidado internacional que vem ao Brasil especialmente para participar do encontro com o público. Com mais de 20 livros publicados, Mayombe foi o escolhido como foco do bate-papo.

As muitas atividades do CCBB Educativo – Lugares de Cultura também agitam a programação do mês. O projeto Roda de Palhaço traz o espetáculo “Reprise, de novo!” que mistura música e palhaçada.

No final de semana do Dia das Crianças, o circo também marca presença, com oficinas e apresentações lúdicas, além de muita programação com música e distribuição de um lanche especial para as crianças. No dia 12 (sábado), toda a programação do CCBB é gratuita (inclusive teatro e cinema), então o que já é bom fica muito melhor!

A loja-galeria Mão Brasileira, a Confeitaria Colombo e o Lilia Bistrô também oferecerão descontos especiais para clientes Banco do Brasil no pagamento com Ourocard, em itens específicos, na semana de 7 a 13 de outubro.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -