- Publicidade -

Malu Pessoa Loeb inaugura exposição “Fazer Litoral”, no Ateliê 31

Publicado em:

O Ateliê 31 apresenta a exposição “Fazer Litoral”, individual da artista visual paulista, Malu Pessoa Loeb, com 65 obras, entre esculturas, desenhos, pinturas e objetos.

A artista utiliza tinta, tecido, cerâmica, espuma de poliuretano, cera de abelha, pirografo e grafite em obras com motivos florais, frutos, cores, dureza e aspereza. A aparente desconexão entre os motivos e materiais utilizados também funciona como um elo que dá sentido ao conjunto. São sete objetos escultóricos, 40 papéis, três desenhos e 15 telas, todas com encáustica, apenas uma sendo a tinta óleo.

Malu define a exposição como “um corpo instalativo”. As pinturas apresentam uma lógica tridimensional, evidenciada tanto pelo volume proporcionado pelas técnicas de encaustica e óleo, quanto pelos gestos que se estendem para as laterais das telas, que possuem quase 3 centímetros de profundidade.

As pinturas junto aos desenhos (que representam as flores secas), formam a série ITERA e se relacionam diretamente, pois exploram a mesma temática: a fruta pitaya em suas várias fases – planta, flor e fruto –, uma representação simbólica do estrangeiro, pela sua capacidade do atravessar as fronteiras e passar a pertencer a um novo lugar. “A instalação aborda uma dimensão política, crítica e plástica, contrapondo-se a uma vertente da estética hegemônica da arte contemporânea, com uma abordagem mais dinâmica, pulsante e marcada pelo ‘excesso instalativo’, onde o que resta e sobra ganha relevância”, define a artista.

As sete esculturas, compostas por espuma de poliuretano, parafina e cera de abelha e barro de oferente, estarão dispostas no meio e nos cantos do espaço expositivo sobre pedestais – banquetas de ferro com madeira, vazadas. Elas possuem uma conexão menos direta com as pinturas e desenhos, porém, em uma delas, a artista plantou uma pitaia, simbolizando a ideia de apropriação de algo exótico vindo de fora.

“Curiosamente as imagens-formas de Malu Loeb não se entregam de imediato. São compostas por um mistério particular, uma espécie de sedução da forma e do apuro técnico mesclados com a descontinuidade programática da poética da artista. Tendo a palavra como ponto de partida para a imagem, o conceito é o próprio trabalho transitando no tempo e no espaço de interação entre obra e sujeito consciente. FAZER LITORAL estabelece um nexo de tempo não verbal, é uma dilatação, um hiato entre o real e a sublimação da dor e da agonia que atravessam a existência”, finaliza o curador.

SERVIÇO

Exposição: Fazer Litoral – Malu Pessoa Loeb

Visitação: 11 de outubro até 16 de novembro de 2024

Terça a sexta-feira, das 13h às 18h

Ateliê 31 – Rua México, 31, sala 1003, Cinelândia – Centro. Rio de Janeiro – RJ
Entrada gratuita.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -