- Publicidade -

“Manual Prático de Educação Antirracista” será lançado no RJ

Publicado em:

Professor há 17 anos, o carioca Allan Pevirguladez lança a sua obra “Manual Prático de Educação Antirracista” pela Cortez Editora, na Livraria Travessa Botafogo. Além de Pevirguladez, estará presente também para um bate-papo o professor do Ensino Básico, escritor, poeta, pesquisador em alfabetização e criador da Pedagogia de Favelas, Ricardo Jaheem. Allan dará uma palhinha das suas canções para os presentes no evento. 

Pevirugladez é o criador da MPBIA, um projeto musical que originou no lançamento do álbum Música popular brasileira infantil antirracista, que o tem feito percorrer diversas escolas públicas do país, através de oficinas e apresentações musicais. Um dos seus maiores sucessos é a música “O meu cabelo é bem bonito”, que viralizou nas redes sociais em 2022, reunindo mais de 78 mil visualizações no Youtube e 14 milhões no Instagram. No início de cada capítulo do livro, as músicas podem ser acessadas via QR Code. Allan também tem um projeto nas escolas com o Instituto Vini Jr. 

Sua nova obra, “Manual Prático de Educação Antirracista” tem como objetivo auxiliar pais, educadores e empresários a promoverem uma relação mais saudável, inclusiva e com equidade para todos, dentro de seus ambientes de convivência, sem espaço para o racismo performar com tranquilidade. 

“É essencial que CEOs e altas lideranças estejam engajados em implementar programas antirracistas dentro de suas organizações. Isso fará uma diferença enorme na performance e imagem da empresa a médio e longo prazo, pois uma empresa compromissada com a diversidade racial e a inclusão em quadro de funcionários e colaboradores está contribuindo com um mundo mais saudável e com equidade”, explica Pevirguladez, que trata do assunto nos capítulos “racismo que nos atravessa independentemente de quem somos” e “o mundo corporativo também precisa ser antirracista”. 

Além disso, o “Manual Prático de Educação Antirracista” também será de grande utilidade em ambientes escolares. O professor destaca que crianças negras podem ser atravessadas pelo racismo a qualquer momento, e, se o profissional da educação que estiver presente não estiver atento à questão ou se não interromper a ocorrência, tal volência poderá gerar traumas que poderão ser irreversíveis, assim como o caso recente do aluno do Colégio Bandeirantes, onde, diante do bullying por ser negro, gay e bolsista, cometeu suicídio por não ter tido quaisquer apoio da escola e do corpo docente.  

Em treze capítulos, Pevirguladez aborda a solidão da criança negra no ambiente escolar, os estragos provocados pelo racismo recreativo, o cabelo crespo como símbolo de diversidade, a saúde mental de uma criança negra que lida com a violência racial, a reafirmação da identidade negra, como educadores podem combater o racismo no dia a dia escolar, entre outros.  

Serviço do lançamento: 

Lançamento do livro Manual Prático de Educação Antirracista 

Autor: Allan Pevirguladez 

Noite de autógrafos e bate-papo com a presença de Ricardo Jaheem 

Quando: 10 de outubro de 2024, quinta-feira 

Horário: 19h às 21h 

Onde: Livraria Travessa Botafogo – R. Voluntários da Pátria, 97. Botafogo – Rio de Janeiro/RJ 

Entrada Gratuita 

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -