- Publicidade -

“Protocolo de Segurança”, com Antonio Tabet, em nova temporada no Teatro dos 4

Publicado em:

Um dos pioneiros do humor na internet brasileira, empreendedor de sucesso e hoje com uma carreira sólida nas telas, Antonio Tabet está pronto para fazer a sua primeira incursão no universo teatral. O ator e humorista vai apresentar no Rio de Janeiro e em São Paulo o espetáculo “Protocolo de Segurança”, em que interpreta o personagem mais famoso de sua trajetória: o irreverente e famigerado policial Peçanha. 

Confira critica de Rodrigo Fonseca!

“Protocolo de Segurança” promete ser mais um divisor de águas na trajetória do carioca, conhecido por sua versatilidade e pelo humor afiado. Atuar nos palcos era um desejo antigo que ficou em segundo plano devido a uma agenda sempre repleta, seja de compromissos profissionais ou familiares.

“Eu sempre tive essa vontade, mas, por vários motivos profissionais e pessoais, eu simplesmente não tinha tempo. O que é diferente em relação a mim é que a minha carreira de ator deslanchou tarde. Foi por volta dos 38 anos que o Porta dos Fundos estourou. E foi bem na época que eu estava com filhos pequenos, então eu queria aproveitar os fins de semana com eles”, explica Antonio, que assina o texto em parceria com Gabriel Esteves e Matheus MAD.

Com direção de Daniel Nascimento, a narrativa parte das instruções de segurança apresentadas ao público antes das sessões em cinemas e teatros. Ao notar que tais determinações muitas vezes não são cumpridas, Peçanha resolve inovar e oferecer os serviços de quem tem “mais de vinte anos de corporação nas costas” para, do alto do palco e ao vivo, orientar a plateia quanto às normas para que todos aproveitem a peça “Hamlet”, estrelada pelo celebrado ator Mateus Solano.

A única questão é que Peçanha não esperava que o ator, sempre tão profissional, pontual e assíduo, desta vez se atrasasse, o que obriga o policial a enrolar a plateia falando do seu dia a dia do trabalho, do Rio de Janeiro, do Brasil e da realidade de um oficial de quarenta e tantos anos que tenta se adequar ao mundo contemporâneo.

O agente interage com a plateia, sempre tentando se desconstruir, algumas vezes por linhas tortas, mas nunca deixando de lado o humor mordaz autorizado pela sabedoria popular aliada a uma ignorância estratosférica. O espetáculo também aborda assuntos contemporâneos, como o desafio de navegar pelo humor politicamente correto.

“O politicamente correto tem um lado muito bom, é algo que sempre evolui ao longo dos tempos. Fazer piadas ofensivas a uma raça ou a uma determinada minoria era muito comum nos anos 80 e hoje em dia é algo inaceitável”, reconhece Antonio, que avalia o desenvolvimento do personagem ao longo dos anos. “O Peçanha no início era mais rude. Aí eu fui mexendo nele aos poucos para adequá-lo a um mundo novo”, conta.

Embora o carioca receba muito carinho das pessoas em suas andanças pelo Rio de Janeiro, o frisson que causa entre os PMs em serviço na cidade é ainda maior. “O fato de ele ser muito popular é porque todo mundo já cruzou com algum Peçanha na vida. Todo mundo já parou numa blitz. Todo mundo já foi abordado por um policial. Todo mundo já precisou de um segurança de shopping. Todo mundo já lidou em algum momento com agentes de autoridade”, conta. “Entre os policiais ele é muito, muito, muito querido, porque todos eles identificam alguém parecido em suas chefias. Eles falam assim: ‘Cara, é muito parecido com o meu chefe.’”

SERVIÇO: Datas: 2, 3, 9 e 10 de novembro de 2024 / Horários: Sábados 20h / Domingos 19h/ Local Teatro dos 4 – Shopping da Gávea / Classificação: 18 anos / Ingressos pela Sympla

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -