- Publicidade -

Festival Ópera na Tela celebra centenário de Puccini

Publicado em:

A já tradicional tenda com capacidade para 500 pessoas, que abriga o imenso telão de 14x8m, voltará a ocupar a área externa do Parque Lage na oitava edição do festival Ópera na Tela. Serão onze dias consecutivos de programação – com destaque para as obras TurandotLa BohèmeTosca e La Rondine, de Giacomo Puccini, homenageado no centenário de sua morte –, além de uma seleção de grandes títulos de Bizet, Strauss, Verdi, MassenetOffenbach, Delibes e Ponchielli, apresentados em montagens recentes nas mais prestigiosas casas de ópera da Europa.

A novidade este ano é a expansão do festival com seu retorno a São Paulo, que sediou uma edição em 2018 e este ano acontece de 26 de novembro a 1º de dezembro, na Sala do Conservatório, no Theatro Municipal.

Com a proposta de democratizar o acesso à ópera e tornar o gênero mais popular através de um evento marcado pela informalidade e uma programação de excelência, o festival Ópera na Tela abre mão do rigor dos teatros e deixa a plateia livre e à vontade para este momento de contemplação, sem abrir mão da alta qualidade de imagem e som, além de um serviço de bar e restaurante que funciona durante toda a noite, assinado pelo chef Frédéric Monnier. As mais de 24 mil pessoas que lotaram as edições passadas atestam que a ideia deu mais do que certo.

Todas as produções têm legendas em português e cada sessão terá uma apresentação inicial, que explicará a obra em questão. Na sequência do Festival, os filmes são programados para exibição de 4 a 20 de dezembro, no CCBB Rio, e de 3 a 20 de dezembro no Cine Marquise, em São Paulo, garantindo ainda mais acessibilidade para o gênero: “Ficamos muito felizes com nosso retorno a São Paulo no calendário do Ópera na Tela pela segunda vez, o que vai contribuir ainda mais para a popularização do gênero”, comemoram Emmanuelle e Christian Boudier, da Bonfilm, idealizadores e produtores do Festival.

As atividades formativas do projeto são compostas por ações realizadas em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura, incluindo quatro palestras do professor e musicólogo Rodolfo Valverde, no Parque Lage e CCBB Rio, e uma Masterclass de Canto Lírico gratuita com Eleonora Pacetti, que acumula mais de 15 anos de experiência e é especializada no acompanhamento profissional de jovens artistas e na preparação de papéis para profissionais na França, Itália e Portugal.Em São Paulo, a masterclass será ministrada pelo maestro e pianista Ramon Theobald, bacharel em Piano pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Cursou dois períodos do bacharelado na Hochschule für Musik Karlsruhe, na Alemanha, na classe do Prof. Dr. Michael Uhde, através de uma bolsa de estudos concedida por parceria entre CAPES e DAAD e integrou a Académie de l’Opéra national de Paris em setembro de 2021.

Aliás, a artista convidada pelo festival este ano é a cantora lírica russa Kseniia Proshina. Formada pela Academia de Artes de Samara, a soprano já acumula diversos prêmios de prestígio em países como Espanha, Estônia e Itália. Ela será a atração de abertura do Festival, com um recital ao vivo no Parque Lage, no dia 23 de novembro.

Durante toda a programação, o Ópera na Tela contará com serviço de bar, com drinks e um cardápio exclusivo composto de comidinhas e sopas assinadas pelo chef francês Frédéric Monnier.

SERVIÇO: Festival Ópera na Tela de 23 de novembro a 3 de dezembro, às 19h / Local: Parque Lage Endereço: Rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico / Ingressos no site sympla a partir do dia 10/11 e no local (Tenda do Festival – Parque Lage) todas as noites a partir de uma hora antes do filme começar. / Classificação indicativa: 14 anos

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -