- Publicidade -

“Giro Abissal” na Sala Antonio Berni, em Botafogo

Publicado em:

O Consulado da República Argentina no Rio de Janeiro encerra a programação de 2024 com coletiva de 27 artistas mostrando em suas visualidades dois termos decoloniais importantes: giro decolonial e linha abissal. A junção das primeiras palavras deu origem ao título da exposição que acontece no Consulado da República Argentina, em Botafogo, sob curadoria de Aline Reis.

Os conceitos advêm dos filósofos dos Maldonado-Torres e Frantz Fanon. A decolonialidade impactou tanto nossas apreensões históricas ao longo da década, que tivemos que operar um giro sobre a realidade que ainda persiste na linha abissal que separa o Norte e o Sul Global. O termo América Latina também sofreu esse giro quando pensamos que todo um continente teria sido descoberto e o seu nome vinculado ao descobridor, quando aqui e em toda a extensão das Américas já existiam os povos originários.

“Na arte poderíamos assinalar que o imaginário europeu ainda persiste, embora os artistas tenham rompido com a exclusividade de uma única história”, afirma Aline Reis.

“Mesmo encharcados pela ontologia e epistemologia europeias e compreendendo que a Arte Contemporânea se mantém próxima aos desdobramentos teórico-visuais da Europa e dos Estados Unidos da América, vimos irromper com toda a força no circuito de arte brasileiro, nessas primeiras décadas do século XXI, o paradigma decolonial” complementa a curadora.

Serviço: Local: Sala Antonio Berni – Consulado da República Argentina (Endereço: Praia de Botafogo, 228/sobreloja – Botafogo) / Visitação: de 7 de novembro a 6 de dezembro de 2024 / Horário: de segunda a sexta, das 10h às 17h Entrada gratuita Classificação livre

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -