- Publicidade -

“bab_ado” inaugura nova residência de artes visuais na QUEERIOCA

Publicado em:

A exposição coletiva “bab_ado”, reúne os trabalhos dos participantes da última residência artística da Bienal Anual de Bûzios (bab). Com curadoria do artista visual Armando Mattos, a mostra em cartaz até junho de 2025 apresenta obras inéditas e peças do acervo da bab, conectando os 15 anos de trajetória do projeto ao público carioca.

Pela primeira vez em 15 anos, a bab bienal apresenta a experiência de seus participantes numa mostra fora de seu espaço de atividades. Esse convite da Queerioca é um desafio, pois abre espaço para uma nova experiência do Projeto, antes circunscrita à prática e discussão de situações artísticas experimentais, para apresentar o resultado dessa pesquisa a um público mais amplo, no Rio de Janeiro“,  explica Armando Mattos, também coordenador do Núcleo Educativo e Pesquisa do Instituto Gilberto Chateaubriand.

Com 25 obras, a mostra reúne produções inéditas da 16ª edição da bab, bienal  anual búzios, realizada em 2024, além de destaques de edições anteriores. São trabalhos de artistas consagrados que exploram temas como deslocamento, meio ambiente e convivência. “O projeto bab sempre buscou ir além da criação de objetos. É sobre experimentação e convivência sensível entre artistas, público e a natureza, permitindo que esses encontros afetem suas produções”, comenta Mattos. 

Trazendo ao Rio uma seleção de processos criativos e produções vivenciadas na sede da bienal, “bab_ado” expande a ideia de hospitalidade, oferecendo ao público da Queerioca um olhar único sobre as relações entre arte, afeto e espaço. “Esses elementos orientaram todas as edições do projeto desde sua estreia, em 2008, com a participação de Anna Bella Geiger, Artur Barrio e Ivald Granato (in memoriam)”, ressalta o curador.

Desde o fim da pandemia, a bab bienal conta com sede própria em Búzios (RJ), que opera como residência artística, promovendo encontros entre artistas, críticos e curadores. As atividades incluem mapeamentos culturais e imersões na Área de Proteção Ambiental do Pau-Brasil. Registros desses processos estão disponíveis no site da Bab Bienal (www.babbienal.com) e na revista Babel Art Mag (www.babelartmag.com).

Serviço: Exposição “bab_ado” [Gratuito]  Visitação: 15 de dezembro até 14 de junho de 2025! / Local: Queerioca (Travessa do Comércio, n.16 (Arco do Teles)

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -