- Publicidade -

Livro sobre proposta que deu origem ao Plano Real será lançado

Publicado em:

“O Ovo de Colombo do Plano Real”, que narra a história da Indexação Diária Negociada e o surgimento da URV (Unidade Real de valor), de Claudio Braga, será lançado no próximo dia 09 (segunda-feira), das 19h às 21h, na Livraria Argumento, no Leblon, Rio de Janeiro.

A narrativa conta a trajetória do servidor público que, inconformado com a inflação que corroía o salário do brasileiro, propôs a Indexação Diária Negociada. Além disso, o livro sugere uma reflexão: como surgiu a URV, que foi considerada o ‘ovo de Colombo’ do Plano Real?

Esse questionamento é o mote do livro, que também fala da URV do engenheiro e mestre em Administração Claudio Braga de Abreu e Silva, 75 anos, aposentado do BNDESPAR (braço financeiro do BNDES). O relato do cidadão que propôs a Indexação Diária Negociada é a narrativa do capixaba obstinado que, há 30 anos, elaborou uma proposta para acabar com a inflação, como forma de contribuir para a Ação da Cidadania Contra a Fome e a Miséria e pela Vida, um compromisso que ele assumiu perante o sociólogo Herbert de Souza, em maio de 1993, quando Betinho foi ao BNDES pedir apoio à campanha que buscava tirar 32 milhões de pessoas da fome.

Foi quando Cláudio elaborou a proposta “A Indexação Diária Negociada – Contra o veneno da cobra só o próprio veneno da cobra”, utilizando a chamada lei dos Semelhantes (Similia Similibus Curantur) como o denominador para acabar com a inflação. A primeira versão do trabalho foi apresentada no dia 30 de julho de 1993 ao então presidente do BNDES, Luiz Carlos Delben, que ficaria por apenas sete meses no comando da instituição.

Com o apoio da direção do banco bem como das associações de funcionários do BNDES, ele aprimorou sua proposta que compartilhou, entre agosto e dezembro de 1993, com quase duas centenas de personalidades da cena política e econômica, entre os quais o então presidente da República, Itamar Franco, e o ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, que venceria as eleições em 1994 em 1º turno graças ao sucesso do Plano Real.

Há 30 anos, Claudio questiona se não há um gene dele não reconhecido no Plano Real, uma vez que propôs a Indexação Diária Negociada (IDN) antes do surgimento da URV, o indexador que teve quatro meses de vida. Fazendo uso da liberdade de expressão, o cidadão inconformado com a inflação que corroía o salário do brasileiro e acirrava a fome, decidiu, 30 anos depois, reunir em um livro toda a documentação que mostra sua tenacidade em divulgar e se propor a discutir suas ideias, mas sem respostas conclusivas.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -