- Publicidade -

Festival Corpos Visíveis celebra arte e diversidade em sua 4ª edição

Publicado em:

O Festival Corpos Visíveis, primeiro evento na América Latina dedicado à arte e música com foco em gênero e diversidade, se prepara para sua 4ª edição. Totalmente gratuito, ele acontece em diversos pontos do Rio, incluindo o centro cultural Futuros – Arte e Tecnologia, Museu de Arte do Rio (MAR), Bela Maré, Centro de Artes da Maré, Piscinão de Ramos e o Instituto Arteiros na Cidade de Deus. 

Desde o seu início, em 2018, o Festival Corpos Visíveis promove oportunidades e debates essenciais sobre gênero, diversidade, raça, sustentabilidade e o mercado criativo. Com a proposta de oferecer espaços de protagonismo, visibilidade e gerar renda e educação para mulheres e a população LGBTQIAPN+, o festival vem crescendo e em 2025 ganha sua primeira versão itinerante com mais de um mês de programação gratuita. 

Nesta edição de verão, o festival dá ênfase também à preservação ambiental e ao fortalecimento de vínculos entre a arte, a sustentabilidade e a diversidade brasileira. Mulheres indígenas e negras, em especial, tem papel de destaque ao protagonizarem palcos e debates sobre os desafios e as soluções para o racismo ambiental e a crise climática. A proposta é mergulhar em uma imersão de arte, cultura e reflexões sobre os impactos das mudanças climáticas considerando o contexto das populações periféricas e marginalizadas.

“Queremos provocar um movimento de visibilidade e empoderamento para as mulheres e as populações LGBTQIAPN+ por meio da arte, da música e da cultura. O Corpos Visíveis é mais que um festival, é um espaço para amplificar as vozes que muitas vezes são silenciadas. Nosso compromisso para garantir que isso aconteça é mais forte a cada edição, sendo um festival totalmente realizado e protagonizado por mulheres e LGBTQIAPN+”, afirmou Karina de Abreu, produtora cultural, co-idealizadora do Festival Corpos Visíveis e cofundadora da ColetivA DELAS.

O Festival conta com uma programação repleta de oficinas, apresentações musicais, performances e exposições espalhadas por diversos pontos da cidade. Entre os destaques, estão artistas conhecidas do público como Cátia de França e N.I.N.A, além de novos talentos como Luana Flores e Siba Puri. Com o intuito de integrar as diferentes formas de arte, o evento também incluirá atividades como live painting, oficinas de ervas medicinais com a Pajé Tapaxi Guajajara e workshops sobre gestão sustentável de eventos culturais, com Lorena Froz, além de muita sustentabilidade e inovação em toda a estrutura do evento.

A 4ª edição também marca a parceria com a 7ª edição da Mostra Cine Diversidade, um evento que exibe curtas-metragens independentes latino-americanos com temas voltados à diversidade de gênero e sexualidade. Esse ano, a mostra vem com programação mais extensa!  Serão 50 filmes selecionados para abordar temas urgentes, como a interseção entre diversidade sexual, étnico-racial e as questões ambientais.

Com quase três meses de exibições gratuitas em diferentes bairros da cidade e online, a Mostra oferece sessões e oficinas de audiovisual abertas ao público, com direito a votação popular e premiações em dinheiro. 

Serviço: De 17 de janeiro a 22 de fevereiro de 2025. / Local: Futuros – Arte e Tecnologia, Museu de Arte do Rio (MAR), Bela Maré, Centro de Artes da Maré, Piscinão de Ramos e o Instituto Arteiros na Cidade de Deus. Saiba mais em www.corposvisiveis.com e www.instagram.com/corposvisiveis

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -