- Publicidade -

Fundação Casa de Rui Barbosa lança projeto educativo com foco na literatura brasileira

Publicado em:

A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), em Botafogo, dá início neste mês de fevereiro às atividades do núcleo Educativo do Arquivo-Museu de Literatura Brasileira (AMLB). Com o objetivo de democratizar o acesso à leitura e promover o diálogo com diferentes públicos, o projeto terá atividades mensais ao longo de 2025, utilizando uma abordagem lúdica e integrativa. A estreia acontece com o “Clube de Leitura AMLB: Jardim Literário”. O evento presencial será realizado às quintas-feiras, em sessões às 10h e 11h, no jardim histórico da instituição.

A primeira edição, marcada para o dia 6 de fevereiro, apresentará obras de autores como Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Vinicius de Moraes e Machado de Assis, grandes narradores da Cidade Maravilhosa. Nos encontros serão lidos crônicas e poemas que celebram o Rio de Janeiro, obras que fazem parte do acervo do AMLB. Além das leituras, o evento apresentará documentos do acervo pessoal dos escritores que são preservados pela instituição e que dialogam com suas obras. O Educativo AMLB também desenvolve atividades lúdicas, como caça-palavras, jogos da memória, roteiros interativos e outras surpresas.
 

Iniciativa educativa para fortalecer a leitura – Para Alexandre Santini, presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa, “essa é uma ação fundamental para fomentar a leitura e disseminar conhecimentos, que é a missão da instituição”. Ele ressaltou ainda que, “a cidade do Rio foi eleita em 2025 a Capital Mundial do Livro pela Unesco, e esse é um desafio para todos nós, mostrar o potencial criativo, educativo e a nossa vasta produção literária.”
 

O Clube de Leitura do AMLB levará ao público documentos originais do acervo do Arquivo-Museu de Literatura Brasileira, oferecendo a chance de conhecer materiais únicos que integram a memória literária brasileira. Os textos, curtos e leves, serão lidos e comentados durante as sessões, que são gratuitas mediante inscrição prévia por formulário online.
 

Atividades pedagógicas e calendário 2025 – Segundo Maria de Andrade, chefe do Arquivo-Museu de Literatura Brasileira (AMLB) da FCRB, “entendemos que o educativo é a alma de um museu plural que dialogue com as diversas camadas da sociedade, e queremos criar ações pedagógicas lúdicas, interativas e democráticas para o público. O calendário para esse ano prevê uma atividade por mês, sendo as ações alternadas entre visitas guiadas, clube de leitura e cineclube literário.”
 

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -