- Publicidade -

Sessão Vitrine Petrobras celebra 15 anos com novidades

Publicado em:

A Sessão Vitrine Petrobras é um dos maiores parceiros do cinema brasileiro e também um dos grandes responsáveis pela difusão do mesmo entre os espectadores finais, e comemora 15 anos em 2025, com um novo projeto. Isso porque, em tempos de ingressos muito caros, onde o recorde da Semana do Cinema prova como as pessoas ainda querem muito frequentar as salas, um evento que promova ingressos a 20 reais (e quando meia entrada, 10 reais) é de importância crucial. Inaugurando uma nova temporada com o belíssimo Kasa Branca – já estreado – hoje foi dia de conferir as novas aquisições da sessão, e compreender um pouco mais sua relevância. 

Sessão Vitrine Petrobras

A diferença dessa temporada para outras anteriores é que, devido a todas as comemorações, o projeto prevê esse ano um número recorde de lançamentos, totalizando 15, que serão anunciados ao longo do ano – os primeiros 7 já foram apresentados hoje. Além dos títulos, ações anteriores como o videocast ‘A Dobra’ retornam, apresentando cada um dos títulos com participações equivalentes, como o primeiro, recebendo o diretor Luciano Vidigal, de Kasa Branca. Também estão previstas novas restaurações de clássicos do nosso cinema, que visam resgatar e dar voz a filmes que merecem voltar ao debate e ter sua visão inicial preservada.

As comemorações do projeto englobam novidades que prometem deixar a data ainda mais especial. A criação do aplicativo Sessão Vitrine Petrobras deve ser a mais significativa, porque alcança todos os braços do projeto. Ele contará com informações dos projetos e dos filmes, além de um clube de fidelidade que poderá proporcionar ao usuário a troca de pontos por brindes exclusivos. Também esse ano, no segundo semestre, o lançamento de um catálogo especial com textos escritos especialmente para o projeto de jornalistas e diretores, marcarão a data comemorativa. Esse catálogo será distribuído em espaços de ensino e bibliotecas para que a pesquisa relacionada ao cinema brasileiro tenha mais esse registro. 

A curadoria da Sessão Vitrine Petrobras fica a cargo de Talita Arruda, que é a responsável por selecionar produções de diferentes regiões, diferentes recortes de gênero, diferentes olhares e culturas para transformar o projeto em microcosmos do cinema brasileiro, exatamente como é pretendido. Olhando para as dimensões continentais do país e tentando dar conta de um espaço cujas fronteiras o cinema não delimita qualitativamente. Mais uma vez com curadoria especial, Arruda prepara um primeiro semestre de peso para os cinemas. 

Em março, a estréia é de O Melhor Amigo, comédia musical que representa uma quebra de expectativa em relação a Allan Deberton. Após Pacarrete, o cineasta entrega um filme jovem e solar, cheio de energia e vibração positiva, sem deixar de abrir espaço para diferentes lugares de falas e corpos dissidentes, dentro do universo LGBTQIAPN+. O filme esteve na última edição do Festival Mix Brasil e estreia dia 13, próximo. 

Do Festival de Berlim do ano passado, chega Dormir de Olhos Fechados, produção que engloba Brasil, Argentina, Alemanha e Taiwan, dirigida por Nele Wohlatz (de O Futuro do Pretérito). Rodado no Recife, o filme é protagonizado por uma taiwanesa de férias no Brasil, entre seus encontros e desencontros. O filme ganhou o prêmio FIPRESCI no festival, e é produzido por Emilie Lesclaux e Kleber Mendonça Filho. 

Já de Berlim 2025, chegam dois títulos muito elogiados por lá. A Natureza das Coisas Invisíveis marca a estreia de Rafaela Brandão na direção, enquanto Ato Noturno é o terceiro filme de Filipe Matzembacher e Marcio Reolon, os três exibidos no festival, cada um em seu ano. O primeiro é uma reflexão infanto-juvenil sobre a finitude, com elementos de realismo fantástico; o segundo é mais uma incursão no universo queer, dessa vez realçando aspectos do cinema de gênero. 

Pra finalizar, foi anunciado ainda a restauração de dois filmes imprescindíveis para o nosso cinema em sessão dupla, o curta Ilha das Flores e o longa Saneamento Básico, ambos dirigidos pelo mestre Jorge Furtado e vencedores de prêmios pelo mundo, além de uma popularidade no Brasil fora do comum, que venceram as conversas e tornaram-se atemporais. 

As datas dos filmes ainda serão anunciadas, assim como cada mês referente. O certo é que todos eles estarão aqui no Rota Cult, sendo analisados e referendando também aqui a importância da Sessão Vitrine Petrobras, e contribuindo também para que seus filmes alcancem público cada vez maior. 

Mais Notícias

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -