- Publicidade -

Sessão Vitrine Petrobras celebra 15 anos com novidades

Publicado em:

A Sessão Vitrine Petrobras é um dos maiores parceiros do cinema brasileiro e também um dos grandes responsáveis pela difusão do mesmo entre os espectadores finais, e comemora 15 anos em 2025, com um novo projeto. Isso porque, em tempos de ingressos muito caros, onde o recorde da Semana do Cinema prova como as pessoas ainda querem muito frequentar as salas, um evento que promova ingressos a 20 reais (e quando meia entrada, 10 reais) é de importância crucial. Inaugurando uma nova temporada com o belíssimo Kasa Branca – já estreado – hoje foi dia de conferir as novas aquisições da sessão, e compreender um pouco mais sua relevância. 

Sessão Vitrine Petrobras

A diferença dessa temporada para outras anteriores é que, devido a todas as comemorações, o projeto prevê esse ano um número recorde de lançamentos, totalizando 15, que serão anunciados ao longo do ano – os primeiros 7 já foram apresentados hoje. Além dos títulos, ações anteriores como o videocast ‘A Dobra’ retornam, apresentando cada um dos títulos com participações equivalentes, como o primeiro, recebendo o diretor Luciano Vidigal, de Kasa Branca. Também estão previstas novas restaurações de clássicos do nosso cinema, que visam resgatar e dar voz a filmes que merecem voltar ao debate e ter sua visão inicial preservada.

As comemorações do projeto englobam novidades que prometem deixar a data ainda mais especial. A criação do aplicativo Sessão Vitrine Petrobras deve ser a mais significativa, porque alcança todos os braços do projeto. Ele contará com informações dos projetos e dos filmes, além de um clube de fidelidade que poderá proporcionar ao usuário a troca de pontos por brindes exclusivos. Também esse ano, no segundo semestre, o lançamento de um catálogo especial com textos escritos especialmente para o projeto de jornalistas e diretores, marcarão a data comemorativa. Esse catálogo será distribuído em espaços de ensino e bibliotecas para que a pesquisa relacionada ao cinema brasileiro tenha mais esse registro. 

A curadoria da Sessão Vitrine Petrobras fica a cargo de Talita Arruda, que é a responsável por selecionar produções de diferentes regiões, diferentes recortes de gênero, diferentes olhares e culturas para transformar o projeto em microcosmos do cinema brasileiro, exatamente como é pretendido. Olhando para as dimensões continentais do país e tentando dar conta de um espaço cujas fronteiras o cinema não delimita qualitativamente. Mais uma vez com curadoria especial, Arruda prepara um primeiro semestre de peso para os cinemas. 

Em março, a estréia é de O Melhor Amigo, comédia musical que representa uma quebra de expectativa em relação a Allan Deberton. Após Pacarrete, o cineasta entrega um filme jovem e solar, cheio de energia e vibração positiva, sem deixar de abrir espaço para diferentes lugares de falas e corpos dissidentes, dentro do universo LGBTQIAPN+. O filme esteve na última edição do Festival Mix Brasil e estreia dia 13, próximo. 

Do Festival de Berlim do ano passado, chega Dormir de Olhos Fechados, produção que engloba Brasil, Argentina, Alemanha e Taiwan, dirigida por Nele Wohlatz (de O Futuro do Pretérito). Rodado no Recife, o filme é protagonizado por uma taiwanesa de férias no Brasil, entre seus encontros e desencontros. O filme ganhou o prêmio FIPRESCI no festival, e é produzido por Emilie Lesclaux e Kleber Mendonça Filho. 

Já de Berlim 2025, chegam dois títulos muito elogiados por lá. A Natureza das Coisas Invisíveis marca a estreia de Rafaela Brandão na direção, enquanto Ato Noturno é o terceiro filme de Filipe Matzembacher e Marcio Reolon, os três exibidos no festival, cada um em seu ano. O primeiro é uma reflexão infanto-juvenil sobre a finitude, com elementos de realismo fantástico; o segundo é mais uma incursão no universo queer, dessa vez realçando aspectos do cinema de gênero. 

Pra finalizar, foi anunciado ainda a restauração de dois filmes imprescindíveis para o nosso cinema em sessão dupla, o curta Ilha das Flores e o longa Saneamento Básico, ambos dirigidos pelo mestre Jorge Furtado e vencedores de prêmios pelo mundo, além de uma popularidade no Brasil fora do comum, que venceram as conversas e tornaram-se atemporais. 

As datas dos filmes ainda serão anunciadas, assim como cada mês referente. O certo é que todos eles estarão aqui no Rota Cult, sendo analisados e referendando também aqui a importância da Sessão Vitrine Petrobras, e contribuindo também para que seus filmes alcancem público cada vez maior. 

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -