- Publicidade -

Bel Barcellos inaugura exposição na Galeria do Lago, no Museu da República

Publicado em:

“Corpo abrigo” é a individual que a artista brasileira Bel Barcellos inaugura na Galeria do Lago, no Museu da República,, sob curadoria de Isabel Sanson Portella. A exposição marca 30 anos de atividades da artista nas artes visuais.

Barcellos define como “autoficcional” o conjunto de dez trabalhos inéditos desta exposição, em que Bel desenha com bordado sobre lona ou linho, tendo a figura humana feminina como ponto focal e o universo emocional como trama subjetiva. Pela primeira vez, ela incorpora a cerâmica à sua produção.

Os fazeres manuais do desenho, do bordado e da cerâmica convergem no universo criativo de Barcellos, unindo a contemporaneidade a saberes herdados das avós, para revolver memórias afetivas comuns a todos.

Bel Barcellos define a abrangência de “Corpo abrigo”, “A exposição divaga sobre o nosso corpo, matéria com que nascemos e atravessamos a existência, pontuando questões do nosso complexo universo emocional. Partindo de um ponto de vista feminino, mergulho em experiências pessoais para falar sobre aspectos que são inerentes ao universo feminino, acreditando haver um fluxo que percorre e conecta as mulheres. Construo minhas narrativas utilizando técnicas, como o bordado e a cerâmica, fazeres historicamente relacionados ao universo feminino, expandindo suas possibilidades expressivas e ressignificando suas finalidades.  Faço um elo com sua ancestralidade, revelo a potência na delicadeza do gesto e reafirmo a importância dos trabalhos manuais em seu processo artístico como forma de introspecção e autoconhecimento. O corpo, como abrigo em suas infinitas possibilidades, é instrumento e porta para estados entre o racional e o imaginário, onde a imersão e o ato criativo se tornam libertadores, transformadores e cerne para curas”.

A costura sempre esteve presente em sua vida pessoal e no trabalho com figurinos, mas desde o contato com a obra de Arthur Bispo do Rosário [1909 ou 1911–1989], o bordado ganhou mais relevância no processo criativo de Bel Barcellos, embora a artista já bordasse símbolos e escritos em meio a suas pinturas anteriormente. A partir dos anos 2000, o bordado prevalece como elemento compositor da obra como um todo.

A nova pesquisa da artista é a cerâmica, que aparece em Corpo abrigo em instalações, com a marca da figuração feminina, ora como suporte para seus bordados, ora levando este material à superfície da tela ou pintando a lona com o barro e o pó da terra.

A curadora Isabel Portella diz em seu texto de apresentação:

As obras de Bel Barcellos dizem muito mais do que se possa imaginar. Chegam carregadas do aprendizado e da energia de várias gerações de mulheres e formam um solo fértil de onde brotam as sementes compartilhadas. Elevam, ao surpreendente, o trabalho com as mãos, a delicadeza do bordado e da cerâmica. Pedem silêncio para que se possa mergulhar nesse rio e sabedoria para aceitar a inevitável passagem do tempo. Precisam de entendimento e desvelo para que se perceba que, por dentro, somos todos absolutamente iguais.”   

Serviço: Temporada  16 de março a 01 de junho de 2025 Local: Galeria do Lago | Museu da República (Rua do Catete 153. Catete) Grátis / Classificação  Livre

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -