- Publicidade -

Com problemas técnicos, Caetano Veloso e Maria Bethânia fazem show grandioso

Publicado em:

Na noite de ontem (15), o público carioca teve mais uma chance de presenciar o encontro histórico da música brasileira juntando Caetano Veloso e Maria Bethânia no palco da Farmasi Arena em um espetáculo, certamente, emocionante. A mesma arena da Barra da Tijuca onde aportou no ano passado abrigou um desfile de sucessos que marcaram gerações, reafirmando a potência artística dos irmãos baianos. A segunda chance foi no Réveillon na praia de Copacabana em 31 de dezembro, mas a Farmasi é sem dúvida um local muito mais adequado, sobretudo pela acústica. A sintonia entre os dois artistas foi além da atmosfera nostálgica, dada a atemporalidade das canções e a relevância sustentada até os dias de hoje. Mais do que um show, a apresentação é uma celebração da trajetória de dois dos maiores nomes da música nacional, reafirmando sua relevância e impacto cultural ao longo das décadas. Além disso, a voz inconfundível – e ainda impecável do alto de seus 78 anos – da mais nova, o virtuosismo do mais velho e o pleno domínio de palco de ambos são os ingredientes desse sucesso absoluto.

 Caetano Veloso e Maria Bethânia

A turnê de Caetano Veloso e Maria Bethânia marca o retorno dos irmãos aos palcos após 46 anos, desde 1978, o que justificou os ingressos esgotados. Esse retorno ao Rio é o penúltimo show da turnê conjunto, já que o encerramento da turnê está programado para o próximo sábado (22), com uma apresentação em Porto Alegre, na Arena do Grêmio. viagem de quase duas horas desfilando brasilidade e baianidade se iniciou com o hino “Alegria, Alegria“. Na sequência entra “O Mais Doce dos Bárbaros“, com imagens do quarteto que reunia os astros da noite a Gilberto Gil e Gal Costa em 1976 em um show icônico comemorativo dos dez anos da carreira daqueles então jovens artistas. Hoje são quase sessenta anos de estrada, daí a canção “Oração ao Tempo“, a quarta da noite, ganhou um significado ainda mais pertinente do que o da concepção, em 1979. 

Há dois módulos em que cada um apresenta sozinho músicas de sucesso em sua carreira. Caetano apresentou uma sequência incluindo LeãozinhoVocê é Linda e até um aceno ao público evangélico (que visivelmente não era o mais numeroso ali), Deus Cuida de Mim, do cantor e compositor de música cristã Kleber Lucas. Caetano, que se assume ateu, admitiu um olhar interessado sobre a religião evangélica, da qual seus filhos Tom e Zeca são praticantes.

Já quando foi a vez de Bethânia, tudo corria bem nos primeiros números, Brincar de Viver e Explode Coração. Mas, quando Canções Que Você Fez Pra Mim foi iniciada, um problema técnico no microfone ameaçou a continuação da festa. Sem áudio para o público, a cantora ordenou que a banda parasse. Outro microfone foi colocado no pedestal, mas a cantora se queixou da qualidade do áudio e novamente pediu uma interrupção para os músicos. Dessa vez, visivelmente impaciente, exigiu respeito e foi ovacionada. A qualidade do som parecia melhorar, mas Bethânia continuava insatisfeita e disse que daquela forma não seria possível prosseguir. “Vai me desafiar?”, perguntou em tom intimidatório possivelmente ao técnico que questionou a impossibilidade. Desculpou-se com a plateia, mas alegou ser inviável dar seguimento à apresentação, o que fez a plateia se dividir entre aplausos e apreensão. 

Aliás, o episódio até fez lembrar quando seu irmão protagonizou uma bronca histórica na MTV durante o VMB 2004, em que ele cantaria “Nothing But Flowers” com o americano David Byrne. Por fim, o problema foi solucionado, a música foi executada na íntegra, e ao fim de uma estrofe ela se posicionou ao lado do pedestal sorrindo, arrancando aplausos. Contudo, o infortúnio fez com que Negue, que estava prevista no setlist, ficasse de fora.

Na volta de Caetano ao palco para a reta final, homenagem à escola de samba Mangueira, com quem os dois têm vínculos. Caetano cantou um trecho de “Doces Bárbaros”, samba-enredo de 1994, e Bethânia inseriu um trecho do samba que a homenageava, que deu o título à agremiação em 2016. No verso “Não mexe comigo que eu sou a menina de Oyá” o público parecia fazer a associação ao recém-ocorrido. Também houve homenagem a Gal Costa com “Baby” e “Vaca Profana”, além do momento “toca Raul” (Gita), um brinde à nova geração incluindo no repertório “Fé”, de IZA. Voltando ao repertório próprio, “Reconvexo”, escrita por Caetano eternizada na voz de Bethânia, foi um dos momentos de maior entusiasmo da plateia, “Tudo de Novo” foi trazida direto dos anos 1970 e Caetano ainda apresentou uma faixa que acabara de ser composta, sobre os tempos à beira de uma terceira guerra mundial. “Samba do Avião” e “Odara” encerraram essa última passagem da turnê pelo Rio.

É de fato um show pensado para grandes plateias. Não só pelo gigantismo do palco, com telões de LED, mas também ao verificar o repertório. O roteiro tem predominância de composições de Caetano, mas, em seu set solo, ele não deixa de agradecer a Peninha e ao trio Fernando Mendes, José Wilson e Lucas, autores, respectivamente, de “Sozinho” e “Você Não Me Ensinou a Te Esquecer“, dois dos pontos altos de seu segmento e da noite. No palco, a dupla é acompanhada por mais 14 instrumentistas e vocalistas, incluindo Pretinho da Serrinha na percussão. Em cena, Caetano Veloso e Maria Bethânia esbanjaram a grandeza que nem mesmo o momento delicado em decorrência do problema técnico desbotou. Na plateia, a certeza de que esta pode ter sido a última oportunidade de conferir um encontro da MPB dessa magnitude presencialmente. Com Milton Nascimento aposentado e Gil anunciando seu ato final, é de se valorizar mais ainda esse presente dos gigantes.

Confira o setlist:
1. Alegria Alegria
2. O Mais Doce dos Bárbaros
3. Gente
4. Oração ao Tempo
5. Motriz
4. Objeto Não Identificado
5. A Tua Presença
6. 13 de Maio
7. Sambas de Roda
8. Filhos de Gandhi
9. Dedicatória
10. Eu e Água
11. Tropicália
12. Marginália
13. Um Índio
14. Cajuína
Caetano
15. Sozinho
16. Leãozinho
17. Você Não Me Ensinou a Te Esquecer
18. Você é Linda
19. Deus Cuide de Mim
Bethânia
20. Brincar de Viver
21. Explode Coração
22. Canções Que Você Fez Pra Mim
Caetano e Bethânia
23. Homenagem à Mangueira
24. Baby
25. Vaca Profana
26. Gita
27. Fé
28. Reconvexo
29. Tudo de Novo
30. Nova música de Caetano
31. Samba do Avião
32. Odara

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -