- Publicidade -

 “Freud e o Homem dos Ratos” no Teatro Vannucci

Publicado em:

Em 1907, um jovem chamado Ernst Lanzer, atormentado por seus pensamentos, foi atendido pelo psicanalista Sigmund Freud. As bem-sucedidas sessões de análise deram origem ao célebre estudo clínico “O Homem dos Ratos”, que Freud apresentou no Primeiro Congresso de Psicanálise, em Salzburg, em 1908. Com direção, dramaturgia e atuação de Antonio Quinet, da Cia. Inconsciente em Cena, o espetáculo inédito “Freud e o Homem dos Ratos” no Teatro Vannucci.

A peça transcorre no consultório de Freud, onde o público acompanha as sessões de análise com Ernest Lanzer, um rapaz de 30 anos atordoado e infeliz, que sofre de pensamentos obsessivos ligados a uma tortura com ratos. Muitas dúvidas o afligem, especialmente em relação a com quem deve se casar: a mulher que ama, mas proibida pela família; ou a prima rica que trará fortuna para gerir os negócios familiares. Por outro lado, ele tem uma relação problemática com um pai jogador, libertino e cruel, a quem odeia, teme e, paradoxalmente, ama. Seus sintomas e angústia o tornaram incapacitado para o trabalho e para o relacionamento amoroso.

“É a primeira vez que esse caso de Freud é transformado em espetáculo teatral. É um caso muito interessante e difícil de neurose obsessiva. O que a psicanálise mostra nesse caso é que não se tratam de transtornos isolados, mas um quadro clínico que a psicanálise estuda e trata, é o deciframento do inconsciente”, diz Quinet. “Repleto de cenas oníricas, o espetáculo leva o público para dentro da mente do paciente, revelando memórias da infância, sonhos e o mundo das fantasias. Assim no espetáculo a cena da realidade do consultório se transforma no palco da Outra cena do inconsciente. Junto com o espectador, Freud decifra e interpreta os sintomas que tanto angustiavam o jovem Ernst. É uma peça bastante plástica, com imagens do inconsciente, que transforma o caso em uma obra de arte”, adianta Quinet.          

Com vários livros publicados no Brasil e exterior, Quinet é referência ao unir a arte teatral a temas centrais da psicanálise, sobretudo o inconsciente. O espetáculo faz parte da pesquisa “Teatro e Psicanálise”, desenvolvida por Quinet no âmbito do mestrado e doutorado da Universidade Veiga de Almeida. Em 2024, ele levou ao Freud Museum, em Londres, a peça “Hilda e Freud”, em que mergulhava no onírico mundo da poeta Hilda Doolittle a partir de seus escritos sobre suas sessões de psicanálise com Sigmund Freud.Em junho de 2025, Quinet volta ao Freud Museum para apresentar “Freud e o Homem dos Ratos”.

SERVIÇO Temporada: de 27 de março a 8 de maio de 2025 / toda quinta-feira, às 20h30. / Teatro: Teatro Vannucci | Shopping da Gávea Endereço: Rua Marquês de São Vicente 52 – 3° Andar / Classificação indicativa: 16 anos / Ingressos pela Sympla

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -