- Publicidade -

MNBA celebra mês das Mulheres com Rodas de Conversa

Publicado em:

Para celebrar o mês das Mulheres, o Museu Nacional de Belas Artes/Ibram lança dois encontros reunindo artistas contemporâneas, algumas com obras no acervo da Instituição, para debater sobre o feminino e a Arte, entre outros temas.

O evento “A Arte Delas: Roda de Conversa” vai acontecer em duas datas:  nos dias 20 e 27 de março,  quintas-feiras,  sempre no horário de 14 até 17h. Entrada franca.

Para participar basta se inscrever pelo:  mnbaeventos@museus.gov.br

Veja a programação abaixo: 

Dia 20/3- 14:00

Adrianna eu; Ana Miguel (artista com obra no acervo); e Claudia Hersz  (artista com obra no acervo);

Dia 27/3- 14:00

Gabriela Noujaim (artista com obra no acervo); Priscila Rooxo; e Suzana Queiroga (artista com obra no acervo);

Veja as minibios das artistas participantes:

Ana Miguel investiga as relações humanas, a literatura e o tempo em sua produção, explorando palavras, afetos e sentidos em constante transformação. Nascida no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha, iniciou sua trajetória na gravura nos anos 1980, expandindo sua prática para instalações e trabalhos tridimensionais. Com passagem pela Espanha, recebeu a bolsa da Fundació Pilar i Joan Miró (1996) e lecionou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (2016-2020). Sua obra já esteve em importantes exposições, como a 15ª Bienal de Havana (2024) e a 25ª Bienal de São Paulo (2002), refletindo sua intensa pesquisa sobre a força germinativa da arte.

Adrianna eu nasceu no Rio de Janeiro, mas atualmente reside e trabalha em São Paulo. É formada pela Escola de Artes Visuais EAV – Parque Lage (RJ) onde frequentou cursos de Malu Fatorelli entre 2003 e 2006; e em Filosofia, com Auterives Maciel, no Museu da República entre 2003 e 2007. Em 2010 frequentou o Grupo Alice de Estudos e Projetos, coordenado por Brígida Baltar e Pedro Varela.

Claudia Hersz é artista visual e arquiteta formada pela UFRJ, vivendo e trabalhando no Rio de Janeiro. Desde 2002, desenvve uma produção que combina referências da história da arte e da cultura, explorando temas como falsificação, fetichização e autoridade por meio de objetos em miniatura, assemblages, desenhos, pinturas e gravações em tapeçaria e porcelana. Participou de cursos na EAV Parque Lage e no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, tendo estudado com nomes como Anna Bella Geiger e Rosangela Rennó.

Gabriela Noujaim explora temas como patrimônio indígena, corpo feminino e estruturas sociopolíticas. Formada em Gravura pela Escola de Belas Artes da UFRJ, sua pesquisa combina vídeo, fotografia e instalação, buscando fixar imagens no tempo. Com atuação no Brasil e em Portugal, participou de exposições e residências internacionais, tendo obras em acervos como os da Pinacoteca de São Paulo e do Museu de Arte do Rio.

Priscila Rooxo é ativista e estudante de Artes Visuais pela UERJ. Aos 23 anos, vive e trabalha na Baixada Fluminense, explorando em seus trabalhos questões de território, gênero e classe social.

Suzana Queiroga transita entre pintura, escultura, vídeo, instalação e performance, explorando temas como tempo, infinito e meio ambiente. Doutora pela UFRJ e com atuação entre Brasil e Portugal, sua obra investiga fluxos e sistemas naturais, como rios, nuvens e marés. Com premiações no Brasil e na Europa, participou de importantes residências artísticas e exposições internacionais, consolidando sua pesquisa sobre a relação entre arte, ciência e filosofia.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -