- Publicidade -

 TOZ expõe na galeria de arte do Pavão Pavãozinho/Cantagalo

Publicado em:

A Galeria de Arte Solar, no Pavão Pavãozinho, inaugura a primeira exposição do ano com a obra de Toz Viana. A instalação “Alegria no Morro” traz um dos personagens mais conhecidos do trabalho do artista: o Vendedor de Alegria.

TOZ

Inspirado nos ambulantes que circulam pelas praias e parques do Brasil com bolas coloridas, ele tem corpo alongado e cabeça formada por inúmeras bolas que o fazem flutuar. Com curadoria de Cammila Ferreira, o público conhecerá de perto o boneco gigante do personagem apresentado em Paris e no MAC de Niterói. Além disso, a instalação contempla também grafitti e intervenção sonora, tudo pensado sob medida para o espaço da galeria que fica dentro do Solar Meninos de Luz, organização civil e filantrópica, que promove educação e assistência social no Pavão-Pavãozinho e Cantagalo.

Com a missão de democratizar o acesso à cultura e à educação, aproximando o público de comunidades ao universo da arte, a Galeria de Arte Solar convidou um dos artistas urbanos mais queridos do país para abrir a programação de 2025. Tomaz Viana, o Toz, é dedicado à pesquisa e experimentação do graffiti e à criação de telas e objetos, já tendo participado de várias exposições coletivas e individuais, no Brasil e no exterior.

O “Vendedor de Alegrias” é um dos mais famosos. “Ele representa os vendedores ambulantes de bolas, de balas e picolés que dão vida às nossas cidades. E é dos morros, das comunidades que eles saem. Nada mais justo do que trazer o Vendedor de Alegrias para cá”, explica Toz.

Segundo a curadora da exposição, o “Vendedor de Alegria” é um ser nômade que vive espalhando muita cor por onde passa. “O desejo dele é semear alegria, gentileza, diversidade, cuidado e respeito às pessoas. Depois de passar por Paris, Madrid, Bogotá, Niterói, ele chega agora ao Solar Meninos de Luz e convida todos a entrar em seu universo”, conta ela.

A Galeria de Arte Solar é a primeira e única galeria estruturada com curadoria e calendário de mostras anual, situada em uma comunidade no Rio de Janeiro. A sala, inaugurada em 2007 já realizou mais de 40 exposições. Só nos dois últimos anos, recebeu mais de nove mil visitantes. As mostras duram dois meses em média e são intercaladas entre as dos artistas convidados pelo curador e as dos alunos do Solar Meninos de Luz. Todo artista que expõe na galeria é convidado a ministrar uma oficina aos alunos, com o mesmo tema e técnica da sua própria mostra. 

A abertura será com festa no dia 20 de março, das 16h30 às 19h, e a mostra pode ser visitada até 11 de maio. A Galeria de Arte Solar conta com patrocínio do Belmond Copacabana Palace e Estácio, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (ISS RJ).

SERVIÇO:
visitação: 20 de março até 11 de maio / De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; sábado, das 8h às 12h
Local: Galeria de Arte Solar
Endereço: Rua Saint Roman, 149 – Pavão Pavãozinho – Copacabana
Entrada Franca

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -