- Publicidade -

12ª edição do Curta Na Praça, leva cinema infanto-juvenil ao ar livre

Publicado em:

Na sua 12ª edição, a mostra de cinema infantojuvenil Curta Na Praça desembarca nos dias 12 e 13 de abril na Praça de Cachoeira Grande, no Lins de Vasconcelos, abrindo a temporada 2025 com uma programação potente e diversa que pretende atrair a atenção não só de crianças e adolescentes, como também de seus pais e até de seus avós possibilitando assim, reunir diferentes gerações em torno do evento. 

A 12ª edição do Curta Na Praça apresenta 16 curtas-metragens nacionais de ficção e animação que circularão por cinco bairros, todos alinhados com discussões urgentes do nosso tempo: preconceito religioso, racismo, capacitismo, diversidade, bullying e imigração.

Idealizado e coordenado pela atriz Juliana Teixeira e realizado pela Associação Caminho da Cultura, o evento que emprega mais de 20 pessoas das localidades para fazerem parte da equipe de produção e fornecedores, vem com a missão de fazer do cinema um motor de reflexão e pertencimento. Não ésó sobre ver filmes, é sobre se enxergar neles. Por isso, as exibições, totalmente gratuitas (com direito a pipoca e refrigerante), são pensadas para levar cultura a comunidades e regiões periféricas, garantindo a acessibilidade com uma programação que contará com serviço de legendagem descritiva e janela com intérprete em Libras.

“É uma alegria nesse momento tão rico do cinema brasileiro, poder oferecer às famílias que em geral não tem acesso ou hábito de ir ao cinema, um panorama do que está sendo produzido no Brasil com um recorte das cinco regiões através desses 16 filmes”, destaca Juliana.

Com sessões às 18h30 e 20h (com a realização de um debate/quizz ao término valendo brindes) o projeto abraça até 500 espectadores por exibição e entre os destaques desta edição, estão produções vindas de 11 estados brasileiros. Como o premiado Contos Mirabolantes: O Olho do Mapinguari (PA) que mergulha no folclore amazônico, enquanto Meu Nome é Maalum (RJ), de Luísa Copetti, traduz o bullying em uma narrativa lúdica e educativa. Lily`s Hair (GO), de Raphael Augusto, e Dela (BA), de Bernard Attal, reforçam o combate ao racismo desde a infância. Já O Véu de Amani (DF), da diretora Renata Diniz, amplia a discussão para as questões étnicas e religiosas.

No Curta Na Praça, essas obras não apenas ampliam horizontes, mas reconfiguram a ideia do que éinfância e juventude no audiovisual, escapando de fórmulas fáceis para tratar de temas complexos com a leveza e o encantamento que o cinema permite. A mostra se torna ainda mais vital ao formar novos olhares, estimulando que as futuras gerações enxerguem a sétima arte como um espaço de identidade e pertencimento no coração de seu próprio bairro.

O projeto se inicia no Lins de Vasconcelos, mas se estenderá para os bairros de Madureira, Leme, Tijuca e Botafogo, além de municípios da Baixada Fluminense como Nilópolis, Mesquita, Duque de Caxias, Belford Roxo e Itaguaí.  

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -