- Publicidade -

“King Kong Fran” volta ao Teatro Riachuelo Rio

Publicado em:

Faça tudo que eu mandar. Caladinho, que vou te ensinar. Tira a roupa, baby”, essas são as primeiras falas da Fran, personagem da atriz Rafaela Azevedo e protagonista em voo solo no espetáculo “King Kong Fran”, que volta ao Teatro Riachuelo Rio. A fala é logo na entrada da Fran ao palco, enquanto ela canta e dança uma paródia da música “Toxic“, da americana Britney Spears – escolha da cantora e compositora Letrux, que assina a direção musical da peça. O recado, certamente, está dado logo no início do monólogo, que já atingiu mais de 100 mil pessoas em teatros no Brasil e na Europa. 

Com direção e dramaturgia da própria Rafaela Azevedo em parceria com o diretor Pedro Brício, a montagem tem um caráter de performance. Em uma fusão das linguagens de circo e teatro, o solo, protagonizado pela personagem-título Fran, convida o público a conhecer o avesso dos estereótipos do feminino disseminados na sociedade. 

O exercício da dupla de diretores e dramaturgos foi inverter a lógica machista, fazendo com que os homens experimentem um pouco a sensação de objetificação. “Todas as frases e dramaturgias que eu criei para a Fran são coisas que eu ouço, ou seja, que foram ditas com naturalidade por um ex-namorado, pelo marido de uma amiga ou em uma conversa entre os caras, na qual eles objetificam mulheres, mas nunca problematizam isso”, explica Rafaela Azevedo, que, além da direção, dramaturgia e atuação, assina também a produção do espetáculo. 

Partindo de referências como a atração circense Monga, A Mulher Gorila, e, claro, o filme King Kong, a personagem Fran acaba conduzindo uma irreverente e debochada reflexão sobre machismo, assédio, abuso, consentimento e violência de gênero, por meio de uma conversa cheia de humor e ironia. “Na comunicação com o público, sobretudo o feminino, a Rafa expõe de uma maneira muito crítica os papeis sociais do homem e da mulher. E como ela consegue inverter o jogo”, explica Brício, coautor e codiretor do espetáculo. 

“King Kong Fran estreou em 2022 por meio de crowdfunding na plataforma Catarse. Ao todo, foram 311 benfeitores que se juntaram para reunir R$30 mil, um orçamento destinado à montagem e a exibição de 4 sessões no Teatro Ipanema, no Rio de Janeiro. Foi assim o começo de uma febre. 

Serviço: Dia 08 de abril, terça-feira, às 20h / Teatro Riachuelo / Ingressos

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -