- Publicidade -

Festival Ilumina celebra o Rio como Capital Mundial do Livro

Publicado em:

Em 2025, o Rio de Janeiro foi nomeado Capital Mundial do Livro pela Unesco, e a Zona Oeste ganha destaque nessa celebração com o Festival Ilumina. Com uma programação intensa e gratuita, entre os dias 20 de maio e 8 de junho, o evento vai movimentar escolas, bibliotecas e equipamentos culturais da região, com o objetivo de democratizar o acesso à literatura e valorizar a produção cultural local. Para isso, também serão oferecidos recursos de acessibilidade, como intérprete de Libras e audiodescrição.

Durante os meses do festival, diversas ações itinerantes vão levar a magia dos livros para escolas públicas e bibliotecas da Zona Oeste. Entre as iniciativas, o projeto Escritores nas Escolas vai aproximar estudantes de autoras e autores convidados, promovendo encontros diretos com quem cria as histórias que leem — ou que ainda vão descobrir. Serão momentos de troca, escuta e estímulo à leitura e à escrita entre jovens leitores. 

Nos dias 20 e 30 de maio, o projeto realiza ações de leitura dramatizada nas escolas da Zona Oeste, destacando textos de autores locais e promovendo a conexão entre jovens leitores e a produção literária da região. No dia 20, a Arena Carioca Abelardo Barbosa (Chacrinha) recebe a leitura de “A Última Estação”, de Alexandre Damascena, e a apresentação de dança Passinho vs Mágico de Oz. No dia 30, as atividades seguem na Biblioteca Sulacap, com a leitura de “As Coisas Simples da Vida, de Elaine Marcelina,  e a reapresentação do espetáculo de dança. Os eventos são exclusivos para alunos da rede pública de ensino.

O encerramento do Festival acontece no dia 8 de junho, na Areninha Jacob do Bandolim, no Pechincha, será marcado por um grande evento gratuito e aberto ao público, reunindo diversas expressões artísticas que dialogam com os livros, a oralidade e a cultura local. A programação gratuita, das 11h às 19:30h, inclui a Feira de Economia Criativa, Oficina de Cordel, Encontro de Escritores da Zona Oeste, Batalha de Barbeiros, apresentação “Passinho vs Mágico de Oz”, Batalha do Conhecimento: Glacial X CDD, leitura dramatizada de “O Santo e a Porca” de Ariano Suassuna, apresentação do Quinteto da Cia Fino de Música e apresentação teatral.

O Festival integra o projeto Ilumina Zona Oeste e reforça o compromisso com o fortalecimento das redes culturais do território. A iniciativa investe na formação de leitores, no acesso ao conhecimento e na valorização da identidade local.

Serviço:

Zona Oeste Capital do Livro nas Escolas – 10ª CRE

Dia 20 de maio, 9h

Arena Carioca Abelardo Barbosa (Chacrinha)

Leitura Dramatizada: A Última Estação

Apresentação de Dança: Passinho vs Mágico de Oz

(evento exclusivo para alunos da 10ª CRE)

Zona Oeste Capital do Livro nas Escolas – 8ª CRE

Dia 30 de maio, de 8h

Biblioteca Sulacap 

Leitura Dramatizada: As coisas simples da vida

Apresentação de Dança: Passinho vs Mágico de Oz

(evento exclusivo para alunos da 8ª CRE)

Festival Ilumina Zona Oeste 8ª edição

Dia 08 de junho, de 11h às 19h30

Areninha Jacob do Bandolim

Feira de Economia Criativa

Oficina de Cordel

Encontro de escritores da Zona Oeste

Batalha de Barbeiros

Apresentação “Passinho vs Mágico de Oz”

Batalha do conhecimento: Glacial X CDD

Leitura Dramatizada “O santo e a porca”

Quinteto da Cia Fino de Música

Peça Teatral

(evento gratuito e aberto ao público)

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -