- Publicidade -

Guia MICHELIN Rio de Janeiro & São Paulo 2025

Publicado em:

Neste ano especial, em que se comemora o 125º aniversário da publicação, a Michelin tem o prazer de apresentar a nova seleção do Guia MICHELIN Rio de Janeiro & São Paulo 2025, que foi revelada no dia 12 de maio durante a cerimônia realizada no emblemático hotel Rosewood São Paulo.

Durante a cerimônia, foi anunciado que a edição deste ano do Guia recomenda um total de 149 restaurantes, dos quais 18 são novidades. Entre os contemplados, estão os 5 estabelecimentos que renovaram suas duas Estrelas MICHELIN, os 4 novos restaurantes que conquistaram uma Estrela e os 5 que entraram para o seleto grupo dos Bib Gourmand por sua relação qualidade/preço. Ao mesmo tempo, os 3 restaurantes já reconhecidos com a Estrela Verde mantiveram sua distinção e 12 novos Recomendados ingressaram na seleção.

Gwendal Poullennec, Diretor Internacional dos Guias MICHELIN, afirma: “O nível gastronômico do Brasil, refletido em mil matizes nessas duas magníficas cidades, continua a demonstrar personalidade e constante progresso. Ao lado dos jovens talentos que descobrimos a cada ano, chefs que aplicam técnicas atuais tanto às receitas tradicionais quanto às mais  inovadoras. Essa busca pela excelência no serviço e na sommellerie também produz um efeito muito positivo na experiência final do cliente.

5 restaurantes com duas Estrelas MICHELIN renovam sua distinção – Nesta categoria, que reconhece os estabelecimentos que oferecem uma cozinha excepcional pela qual “vale a pena fazer um desvio”, D.O.M. (São Paulo), Evvai (São Paulo), Lasai (Rio de Janeiro), Oro (Rio de Janeiro) e Tuju (São Paulo) renovam sua distinção e continuam sendo as referências culinárias mais atrativas do Brasil.

4 restaurantes conquistam sua primeira Estrela MICHELIN – A seleção 2025 continua crescendo, com quatro novidades nesta categoria, duas no Rio de Janeiro e duas em São Paulo. Com eles, já são 20 estabelecimentos distinguidos com uma Estrela MICHELIN.

Casa 201, Rio de Janeiro – Esse restaurante do Jardim Botânico tem tudo para que você se sinta em casa, até o nome. O chef carioca João Paulo Frankenfeld, que viajou para Lyon para se formar no Institut Paul Bocuse, retornou para sua terra natal para exercer o cargo de chef de cozinha no Le Cordon Bleu e, de lá, decidiu abrir o seu próprio negócio. Aqui, a proposta, repleta de técnica e sabor, é apresentada por meio de um menu degustação em constante evolução, sempre exaltando as matérias-primas sazonais brasileiras e incorporando delicados toques franceses, que nos contam um pouco sobre os seus anos na Europa.

KANOE, São Paulo – Localizado no Jardins, esse restaurante japonês é a opção perfeita para quem busca a sensação de estar em um clube gastronômico. No seu interior bem cuidado e minimalista, dominado por um grande balcão para nove pessoas, o chef Tadashi Shiraishi atua como mestre de cerimônias e explica cada um dos pratos do seu menu Omakase, colocando todo o conhecimento culinário dos seus antepassados ao alcance do nosso paladar. O chef trata cada produto com infinito respeito, enxergando-o como uma verdadeira joia!

Oseille, Rio de Janeiro – Thomas Troisgros é o mais novo elo de uma renomada estirpe de cozinheiros de origem francesa. Com um nome que faz alusão a um famoso prato do seu avô, o grande chef Pierre Troisgros, criou acima do seu restaurante Toto — também no Guia MICHELIN — um espaço minimalista que atrai todos os olhares para seu grande balcão em forma de “U”, com capacidade para 16 pessoas e uma cozinha no centro para podermos contemplar com detalhe seu trabalho. A proposta? Um único e moderno menu degustação que combina os melhores produtos locais com as mais elaboradas técnicas da culinária francesa.

Ryo Gastronomia, São Paulo – Após uma profunda reforma, embora ainda conserve a estética minimalista nipônica e essa essência especial que nos conecta com a natureza, este restaurante volta a saborear mais uma vez o sucesso. Atrás do balcão, a melhor opção para desfrutar da experiência — embora também conte com várias mesas —, podemos ver o chef Edson Yamashita em ação, defendendo um menu Omakase não isento de liturgia, delicadeza, respeito, sabor… com cortes quase cirúrgicos, de incrível precisão!

A cidade de São Paulo, que abriga os três restaurantes com essa distinção (A Casa do Porco, Corrutela e Tuju), continua a se posicionar como a principal referência brasileira em boas práticas sustentáveis e lidera o caminho em termos de uma real conscientização ecológica. Do ponto de vista gastronômico, esse compromisso com o planeta também se manifesta na utilização crescente e consciente dos recursos da própria despensa local brasileira.

Os amantes da gastronomia de todo o mundo, fiéis seguidores da nossa publicação, sempre olham com especial interesse para os restaurantes reconhecidos com esta distinção, que desde 1997 premia os estabelecimentos com “a melhor relação qualidade/preço”.

Com as cinco novas adições à seleção de 2025, todas elas em São Paulo — A Casa do Porco, Cepa, Clandestina, Jacó e Manioca da Mata —, temos agora um total de 40 restaurantes com o icônico Bib Gourmand, 7 no Rio de Janeiro e 33 na capital paulista.

O centenário Guia MICHELIN é, certamente, mais conhecido por suas famosas Estrelas e a sempre simpática distinção Bib Gourmand, mas é tremendamente significativo ver como a seleção continua crescendo e aumentando a oferta gastronômica de qualidade, independentemente do tipo de cozinha.

Com essas 12 novidades, o total de restaurantes Recomendados chega a 84, sendo 30 no Rio de Janeiro e 54 em São Paulo. Entre eles, há propostas para todos os gostos, desde aqueles que exaltam os sabores da tradição culinária brasileira, como o Sal Gastronomia e o Le Jardin ou os mais voltados ao mar, como o OCYÁ Ilha, até os que nos convidam, sem o risco de “jet lag”, a viajar com o paladar para a Itália (Babbo Osteria, Giulietta Carni, Marena Cucina e Trattoria Evvai), Japão (Goya Zushi e Shin Zushi), Espanha (Cala del Tanit),  Portugal (Quinta da Henriqueta), Argentina (Rufino Parrilla).                                     

Novos restaurantes Recomendados no Rio de Janeiro:

Babbo Osteria, OCYÁ Ilha, Quinta da Henriqueta e Rufino Parrilla

Novos restaurantes Recomendados em São Paulo:

Cala del Tanit, Giulietta Carni, Goya Zushi, Le Jardin, Marena Cucina, Sal Gastronomia, Shin Zushi e Trattorita Evvai.

Os 3 prêmios especiais do Guia MICHELIN 2025 – O Guia MICHELIN, com suas distinções, valoriza a execução e a personalidade de diversas propostas gastronômicas. No entanto, com o desejo de reconhecer o trabalho bem feito, também quer deixar registrado, ou dar maior visibilidade, aos profissionais que, com sua dedicação e paixão diária, elevam a experiência à mesa. E que, sem dúvida, fazem parte de um grande trabalho em equipe.

  • Prêmio Jovem Chef – Iago Jacomussi (Jacó, São Paulo)

Abrir seu próprio restaurante com apenas 26 anos tem muito mérito, mas não nos surpreende no caso de Iago Jacomussi. Formado pelo Le Cordon Bleu, o chef, antes de dar esse grande salto, passou por casas de prestígio e com Estrelas MICHELIN tanto no Brasil (Evvai, Maní e Tangará Jean-Georges) como em Portugal e na Dinamarca (Belcanto, em Lisboa, e Jordnær, em Gentofte, nos arredores de Copenhague). À frente de uma equipe bastante jovem, Iago defende uma cozinha de raízes brasileiras, informal, técnica e pensada para ser compartilhada, enriquecida com interessantes referências a outras culturas do mundo.

  • Prêmio Sommelier – Marcelo da Fonseca Lopes Costa (Evvai, São Paulo)

O interesse pela enologia continua crescendo e isso repercute nas equipes, na presença de profissionais cada vez mais preparados que buscam elevar a experiência gastronômica por meio de harmonizações bem pensadas. Marcelo da Fonseca, o jovem sommelier do Evvai, é formado pela Wine & Spirit Education Trust e se destaca pela elegância, simpatia e paixão com que nos aconselha, de acordo com nossos gostos, para descobrirmos os melhores vinhos locais e internacionais.

  • Prêmio Serviço – Rodrigo Cavalcante (Tuju, São Paulo)

A sincronia, a elegância e o atendimento personalizado do Tuju, que funciona com a precisão de um relógio suíço, recai sob a direção do maître Rodrigo Cavalcante. Ele é quem apresenta o menu e explica os conceitos ou detalhes ocultos por trás de cada prato do chef Ivan Ralston. Sua maneira de trabalhar, orientando a equipe pelo exemplo e com discrição, sublima a experiência e a transforma em algo mágico.

Todas as recomendações do Guia MICHELIN podem ser encontradas gratuitamente, no site e no aplicativo do Guia MICHELIN, juntamente com a seleção de hotéis para se hospedar no Brasil e no mundo. Cada estabelecimento foi selecionado pelos especialistas do Guia MICHELIN por seu estilo, serviço e personalidade únicos — e pode ser reservado diretamente no site http://www.guide.michelin.com ou no aplicativo do Guia MICHELIN. No Brasil, os destaques incluem hotéis boutique intimistas com design de vanguarda, assim como estabelecimentos da coleção “Plus”. O Guia MICHELIN, referência no mundo da gastronomia, estabelece agora um novo padrão de qualidade para o setor hoteleiro. Basta visitar o site do Guia MICHELIN ou baixar o aplicativo gratuito no seu celular para descobrir todas as seleções e reservar hotéis e restaurantes excepcionais.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -