- Publicidade -

Lucia Murat ganha mostra cinematográfica no CCBB

Publicado em:

A mostra “Cinema de Resistência: um olhar sobre o Brasil invisível” mergulha nas obras da premiada Lucia Murat, exibindo 34 dos mais de 65 filmes da cineasta, que percorrem feridas abertas de nossa história recente.

Em um cenário de instabilidade política no Brasil e no mundo, a mostra propõe um convite à reflexão por meio das obras da cineasta e ex-jornalista, Lucia Murat, cuja filmografia entrelaça memória, experiências pessoais, ficção e realidade histórica. Ao longo de quase um mês, o público poderá assistir a 13 longas-metragens, 2 filmes de média e curta-metragem, além de 19 episódios em vídeo, organizados em quatro módulos temáticos: Ditadura e Memória, Povos Originários, Questões Femininas e Desigualdades. A programação será acompanhada por debates com artistas, ativistas e intelectuais, ampliando o diálogo proposto pelos filmes. 


A mostra “Cinema de Resistência” é gratuita e acontece entre 28 de maio e 23 de junho, trazendo temas urgentes como ditadura, feminismo, desigualdade e povos originários. cada semana, o evento terá uma temática central para reunir as obras de Lucia Murat e direcionar o debate. 

•Ditadura e Memória (28 de maio): A diretora revisita experiências vividas durante o regime militar, explorando lembranças e traumas por meio de personagens femininas e narrativas que misturam realidade e ficção.  

•Povos Originários (8 de junho): Filmes que destacam a diversidade cultural indígena e o olhar respeitoso da cineasta sobre essas comunidades, suas tradições e desafios contemporâneos. 

•Questões Femininas (15 de junho): O protagonismo das mulheres aparece sob diferentes perspectivas, abordando temas como maternidade, envelhecimento e relações afetivas. 

•Desigualdades (21 de junho): Obras que retratam o cotidiano de pessoas em contextos de vulnerabilidade social, com foco em trajetórias humanas e potentes. 

Em todos os módulos, o estilo da diretora se destaca pela combinação entre diferentes linguagens artísticas — como teatro, dança e artes visuais — e pela forma como transforma histórias individuais em retratos universais, oferecendo ao público uma experiência sensível e reflexiva. Todos os debates contam com a presença de artistas, pensadores e convidados especiais, promovendo trocas a partir das temáticas apresentadas nas sessões. 

A mostra será apresentada no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ), de 28 de maio a 23 de junho, e contará com quatro debates em torno de temáticas relevantes abordadas por Murat.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -