- Publicidade -

Mais antigo Quilombo do Estado do Rio mostra sua arte no CNFCP

Publicado em:

Mais antigo do Estado do Rio de Janeiro, o Quilombo São José da Serra está localizado no Distrito de Santa Isabel no município de Valença/RJ, sul do Estado do Rio de Janeiro, na Região do Vale do Café.  Ficou assim conhecido porque, a partir do século XIX, a região (que inclui cidades como Vassouras, Valença e Paty do Alferes) tornou-se o maior polo produtor de café do Brasil, transformando a área em um eixo de riqueza e poder econômico. Grandes fazendas cafeeiras dominavam a paisagem, sustentadas pela mão de obra escravizada.

Completando dez anos com titularidade da terra, o Quilombo São José da Serra se faz representar pela primeira vez com sua arte no Rio. A exposição “Bonecas que contam histórias – Saberes das mulheres do Quilombo São José da Serra” será aberta na Sala do Artista Popular, do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP/Iphan).

Serão apresentadas as bonecas realizadas em bucha e palha de milho, que unem as mulheres em seu fazer, além da festa de abertura ser marcada por uma roda de jongo, que atrai turistas de toda parte ao Quilombo São José da Serra. As bonecas estarão à venda. Para a artesã Luciene Valença, que é Secretária da Associação do Quilombo, as bonecas de palha de milho e bucha dão continuidade ao fazer ancestral. “No Quilombo, a renda da mulher é que faz diferença na vida da família. Nosso artesanato tem uma importância imensa por tudo que significa”, define Luciene Valença, artesã, Secretária da Associação do Quilombo São José da Serra e coordenadora das ações.

O Quilombo São José da Serra é um patrimônio com mais de 150 anos de História. Como informa o catálogo feito especialmente para a SAP, que será distribuído ao público, a produção das bonecas inicia em meados dos anos 2000, para geração de renda e aproveitamento da bucha e da palha de milho. Quem ensina é um técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater). Ele estava na Fazenda São José da Serra – que na época já era fonte de estudos e pesquisa, além de atração turística – para um evento na escola. Levou ao quilombo uma professora que ensinou o artesanato das bonecas a Tia Tetê. Em seguida, no ano de 2007, o Artesanato Solidário/ Artesol e o Ministério do Turismo, com apoio da Prefeitura Municipal de Valença, organizaram um curso para que Tia Tetê repassasse a técnica a um grupo maior. 

Serviço: Inauguração: 23 de maio até 29 de junho / Museu de Folclore Edison Carneiro (Rua do Catete, 179. Catete) / Tel. 21 3032.6052

Atenção: Os horários de funcionamento podem estar sujeitos à alteração devido à greve dos servidores da Cultura. Informe-se no site www.cnfcp.gov.br

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -