- Publicidade -

“O Espigão” em uma temporada no Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto

Publicado em:

O Coletivo Você e Eu apresenta o espetáculo “O Espigão” em uma temporada independente na Sala Preta do Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto, no Rio de Janeiro. A montagem mergulha em temas como gênero, família, homofobia e a imposição de padrões heteronormativos.  

Com dramaturgia de Gabriel Morais e direção de Caio Riscado, “O Espigão” é um espetáculo autoficcional que aborda o encontro com a sexualidade homoafetiva na adolescência. A cena parte de um episódio ocorrido no interior de Minas Gerais: um irmão e uma irmã se apaixonam pela mesma mulher. Anos depois, os dois se reencontram para revisitar esse passado e encarar as marcas que ele deixou. A peça recria o episódio, transformando-se em marco artístico no qual vida e obra se entrelaçam de maneira coconstituinte.  

Gabriel divide a cena com a atriz mariah miguel, uma mulher lésbica e mãe, que interpreta a perspectiva de Paula Morais, uma menina que, aos 14 anos, se depara com desejos e sentimentos homoafetivos e se vê envolvida em um triângulo amoroso com seu próprio irmão. Diante desse desafio, ela enfrenta as próprias angústias e inseguranças, enquanto encara a dura realidade da repressão social imposta por uma sociedade machista e sexista. 

Fruto de pesquisas desenvolvidas na UFRJ sobre teatro autoficcional, performatividade e a influência dos marcadores sociais na criação artística, o espetáculo alia rigor estético e escuta política para transformar vivência em linguagem. Mais do que uma memória encenada, a peça se apresenta como um gesto de reelaboração coletiva, no qual o íntimo se projeta no coletivo e a arte se afirma como lugar de resistência, escuta e reinvenção.  

Em formato de arena, a peça convida a uma escuta íntima e partilhada, onde os espectadores tornam-se cúmplices de um processo de reparação dos laços familiares. 

“O Espigão” estreou em 2023 no Rio de Janeiro e, desde então, circulou por cidades do interior do estado, além de São Paulo e Belo Horizonte, apresentando-se em casas de pessoas comuns, garagens, escolas de teatro, universidades públicas, bibliotecas, centros culturais e sedes de companhia.

Serviço: Temporada: 09 de maio a 01 de junho / Horários: Sextas e sábados às 19h, domingos às 18h
Local: Sala Preta do Espaço Municipal Sérgio Porto
Endereço: Rua Humaitá, 163 – Humaitá,
Classificação indicativa: 16 anos
Duração: 55 minutos

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -