- Publicidade -

Teatro WeDo!, primeira casa de espetáculos virtual, ampliar o acesso à arte e cultura

Publicado em:

A partir de 20 de maio, a e-Teatro WeDo! — primeira casa de espetáculos virtual e gamificada do mundo — estreia três produções exclusivas, “Maria Peregrina”, drama premiado com direção de Claudio Mendel, inspirado em uma peregrina real; “Moléstia”, thriller psicológico dirigido por Marcéu Pierrotti que aborda abuso infantil e neurodiversidade; e “Nunca Vi uma Gaivota, espetáculo metalinguístico com dramaturgia de Carolina Marafiga Minuzzi e direção de Flavia Pucci, livremente inspirado no clássico A Gaivota, de Tchekhov.

Em um cenário onde 46% das cidades brasileiras não possuem espaços culturais, a e-Teatro WeDo! surge como solução inovadora para ampliar o acesso à arte. A plataforma é acessível via navegador e permite ao público participar dos espetáculos em tempo real por meio de avatares, emojis interativos, chat de voz e texto. Com tecnologia interativa inédita no streaming, a plataforma simula a imersão de um teatro físico, mas com a acessibilidade e alcance de qualquer lugar do país — promovendo uma nova forma de vivenciar espetáculos no ambiente digital. Ao invés de apenas transmitir gravações, como fazem os streamings tradicionais, o e-Teatro cria uma experiência gamificada e coletiva.

O lançamento chega em um momento de consumo digital recorde no Brasil. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Tecnologia da Informação e Comunicação 2023 (Pnad TIC), divulgados pelo IBGE em agosto de 2024, revelam que o país alcançou 164,5 milhões de habitantes conectados em 2023 – 88% da população com 10 anos ou mais (186,9 milhões). Desses internautas, 94,3% acessavam a internet diariamente.

O cenário é reforçado por um estudo recente da Fundação Itaú, que aponta que 84% dos brasileiros preferem realizar atividades culturais online, confirmando a tendência de digitalização em múltiplos setores.

“Vivemos uma Era em que o Brasil está cada vez mais conectado, mas a arte ainda não chega para todos. Criamos a e-Teatro WeDo! para mudar isso — não apenas digitalizando os espetáculos, mas reinventando a experiência de assistir, interagir e se emocionar em comunidade. A e-Teatro WeDo! nasceu para formar novos públicos e valorizar a cultura brasileira com interatividade, acessibilidade e conexão em tempo real”, afirma Carol Guimarães, diretora e CEO da WeDo! Entretenimento.

Além disso, a proposta também visa incluir classes B, C e D, e pessoas com deficiência, promovendo democratização real do acesso à arte. “É uma nova dinâmica de participação, que estimula o engajamento ativo do público e resgata o sentido coletivo da experiência teatral, mesmo no ambiente digital”, complementa Didi Paulini, produtora e COO da WeDo!.

Na e-Teatro WeDo!, o público vive uma experiência teatral imersiva e gamificada, começando pela escolha de um avatar personalizado — selecionado entre diferentes modelos prontos, como se o espectador estivesse escolhendo um personagem. A personalização de roupas e acessórios estará disponível em versões futuras, por meio de upgrades. Antes mesmo do espetáculo, os avatares podem circular pelo foyer virtual, interagindo com outros convidados em chats de voz ou texto, promovendo uma socialização única. Em seguida, o espectador passa pela bilheteria digital, onde explora a programação do dia, seleciona sua sessão preferida e adquire o ingresso de forma rápida e segura. Ao entrar na sala de transmissão, a experiência se completa: além de assistir ao espetáculo em alta definição, é possível acompanhar a sessão com amigos, em tempo real, por meio de grupos com chat de voz — tornando cada apresentação uma vivência coletiva, mesmo à distância.

Com o objetivo de tornar a experiência ainda mais acessível, os ingressos para os espetáculos da e-Teatro WeDo! são oferecidos a preços significativamente mais baixos do que os praticados em salas de teatro físico. A proposta reforça o compromisso com a democratização da cultura, permitindo que um público mais amplo vivencie produções de alta qualidade sem sair de casa. Assim como no modelo tradicional, cada peça permanece em cartaz por tempo limitado, o que preserva o caráter efêmero e exclusivo das temporadas teatrais, estimulando o público a se programar e participar ativamente da agenda cultural da plataforma.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -