- Publicidade -

 “Trabalhadores”, de Sebastião Salgado, na Casa Firjan

Publicado em:

A Casa Firjan recebe a exposição “Trabalhadores“, de Sebastião Salgado, com um acervo de 149 fotografias que revelam diferentes realidades do trabalho ao redor do mundo, registradas entre 1986 e 1992. A exposição oferece ao público a oportunidade de mergulhar em um universo visual poderoso e reflexivo sobre o impacto do labor no desenvolvimento das sociedades e o papel das transformações tecnológicas nesse processo.

"Trabalhadores
Foto: Sebastião Salgado

A arqueologia visual de Trabalhadores propõe um mergulho em contextos históricos e culturais, quase como uma escavação do passado por meio de registros visuais. A obra destaca ecos da Revolução Industrial, período em que a mão de obra humana, muitas vezes sem recursos tecnológicos, era fundamental para a sobrevivência e evolução das sociedades. 

A curadoria e o design de Lélia Wanick Salgado, que acompanhava o trabalho de Sebastião em diversas exposições, proporcionam uma visão profunda do que foi a era da produção manual. A mostra vai desde a realidade dos garimpeiros de Serra Pelada, no Brasil, até o dia a dia de pescadores de atum na Sicília, passando por trabalhadores nas plantações de cana no Brasil e na construção de barragens na Índia. Há também imagens impressionantes de minas de enxofre na Indonésia e de operários combatendo incêndios em poços de petróleo no Kuwait.

“”Eu tinha que prestar homenagem a esse trabalho que estava em meu coração, que era a razão de meu ativismo político e do que acreditava ser o mundo da produção”, chegou a declarar Sebastião Salgado sobre “Trabalhadores.

Serviço: Período: de 30 de maio a 21 de setembro de 2025 / Horário: das 9h às 18h30 / Local: Casa Firjan – Rua Guilhermina Guinle, 211, Botafogo, / Entrada: Gratuita

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -