- Publicidade -

Canal Brasil lança programa exaltando a cultura negra

Publicado em:

O Canal Brasil promove o debate e a reflexão sobre a consciência negra o ano todo. Mas a partir de 30 junho, o canal traz uma novidade para sua programação com a estreia da faixa Negritudes no Canal Brasil. São 12 horas consecutivas de programação especial toda última segunda-feira do mês, às 20h, exibindo filmes, programas, séries e shows que exaltam a cultura negra.

Com curadoria comprometida com o enaltecimento da produção cultural negra, a programação destaca obras que não apenas contam histórias protagonizadas por pessoas negras, mas que também rompem estereótipos, ampliam repertórios e provocam reflexões urgentes sobre representatividade, pertencimento e potência negra.

“Negritudes no Canal Brasil nasce do nosso compromisso com a valorização da cultura negra em toda sua diversidade, profundidade e potência criativa. Ao dedicar regularmente um espaço fixo para essas produções, reafirmamos nosso papel como vitrine da memória e da contemporaneidade afro-brasileira, abrindo espaço para histórias que representam um Brasil mais plural e verdadeiro”, afirma Afra Gomes, coordenador da área de programação do Canal Brasil.

A iniciativa marca uma parceria inédita entre o Canal Brasil e o Festival Negritudes Globo, que teve início em junho de 2022 com a ideia de trocar experiências e ver o Brasil cada vez mais representado na construção de narrativas reais ou de ficção. Mais do que uma seleção de conteúdos, a faixa é um manifesto audiovisual que afirma a pluralidade da experiência negra e convida o público a mergulhar em narrativas transformadoras. Uma celebração da memória, da criação e da potência do povo negro, que vai muito além do entretenimento.

“O Negritudes é a celebração das narrativas negras no audiovisual. Um resgate das nossas histórias e raízes retratados nas telas, mostrando que é possível, sim, nos ver representados e ocupando cada vez mais espaços de sucesso nesse cenário. O projeto é um espaço de conexão, de pertencimento e de muita alegria. Essa parceria com o Canal Brasil dá ainda mais espaço para mostrar grandes obras dos profissionais negros que estão nas frentes e por trás das câmeras, além de resgatar nossa cultura afrobrasileira”, celebra Ronald Pessanha, líder do Negritudes Globo.

Confira a programação:

Othelo, O Grande (2024) (82′) – Coprodução – Estreia 

Horário: Segunda, dia 30/06, às 20h

Classificação: 12 anos

Direção: Lucas H. Rossi dos Santos

Sinopse: A vida do homem Sebastião Bernardes de Souza Prata: negro, mineiro e baixinho, considerado um dos maiores e mais talentosos atores e comediantes do Brasil, Othelo foi o primeiro ator negro brasileiro a fazer parte do cinema e da televisão nacional.

Espelho

Convidado: Diva Guimarães

Horário: Segunda, dia 30/06, às 21h25

Classificação: Livre

Sinopse: “O racismo mata, mas a educação salva qualquer pessoa”. A professora Diva Guimarães destaca a importância do negro como protagonista de sua narrativa e comenta as dificuldades que enfrentou.

Um Dia Com Jerusa (2020) (73′)

Horário: Segunda, dia 30/06, às 21h50

Classificação: 14 anos

Direção: Viviane Ferreira

Sinopse: O encontro da sensitiva Silvia, uma jovem que enfrenta as agruras do subemprego, e de Jerusa, uma senhora de 77 anos, testemunha ocular do cotidiano no bairro do Bixiga, recheado de memórias ancestrais.

Filhas do Vento (2004) (85′)

Horário: Segunda, dia 30/06, às 23h05

Classificação: 14 anos

Direção: Joel Zito Araújo

Sinopse: Em uma pequena cidade no estado de Minas Gerais, Brasil, duas irmãs se reencontram depois de anos de diferença. Uma delas foi para a cidade, tentando garantir uma carreira como atriz. A outra ficou para cuidar do pai.

Alfazema (2019) (24′)

Horário: Terça, dia 1/07, à 0h30 (de segunda para terça)

Classificação: 14 anos

Direção: Sabrina Fidalgo

Sinopse: Alfazema é um curta-metragem brasileiro de comédia, escrito e dirigido por Sabrina Fidalgo e vencedor de prêmios no Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro e no Festival de Brasília. Ao longo de 24 minutos, o curta traz a personagem Flaviana (Shirley Cruz) que, durante o Carnaval, precisa enfrentar um difícil dilema: como se livrar de um casinho da noite passada que se recusa a sair de seu chuveiro? O elenco do curta também conta com Bruna Linzmeyer, Elisa Lucinda, Victor Albuquerque e Bianca Joy Porte.

Amor Maldito (1984) (76′)

Horário: Terça, dia 1/07, à 0h55 (de segunda para terça)

Classificação: 16 anos

Direção: Adélia Sampaio

Sinopse: Duas jovens de diferentes origens sociais têm um relacionamento lésbico. Os verdadeiros problemas começam quando uma delas também se envolve com um homem, um jornalista.

Bróder (2010) (93′)

Horário: Terça, dia 1/07, às 2h15 (de segunda para terça)

Classificação: 14 anos

Direção: Jeferson De

Sinopse: Traça o reencontro de três amigos que dividiram a infância no Capão: Jaiminho, um jogador de futebol em ascensão; Pibe, um sacrificado corretor de imóveis e Macu, o jovem protagonista que se mantém no bairro, flertando com a criminalidade.

Maratona – Para Onde Vamos? (2021)

Horário: Terça, dia 1/07, às 3h50 (de segunda para terça)

Classificação: 10 anos

Direção: Claudia Alves

Sinopse: A série apresenta o movimento de mulheres negras no Brasil a partir da história de ativistas que estão liderando verdadeiras revoluções no modo de fazer e pensar políticas públicas no país.

Amigos, Sons e Palavras (2019)

Episódio: Preta e Bem Gil

Horário: Terça, dia 1/07, às 5h10

Classificação: Livre

Direção: Letícia Muhana e Patrícia Guimarães

Sinopse: Conversas intimistas e muita música boa dão o tom de “Amigos, Sons e Palavras”, atração do Canal Brasil comandada por Gilberto Gil, um dos principais nomes da música e da cultura brasileira. 

Making of: Milton Nascimento – Uma Travessia (2014)

Horário: Terça, dia 1/07, às 5h40

Classificação: Livre

Direção: Bernardo Mendonça

Sinopse: Em entrevista exclusiva, o músico lembra do início da carreira, a relação com Minas Gerais e o show que comemora seus 50 anos de carreira.

Show: Milton Nascimento – Uma Travessia (2014)

Horário: Terça, dia 1/07, às 6h05

Classificação: Livre

Direção: Régis Faria e Darcy Bürge

Sinopse: Milton Nascimento revisita momentos marcantes da sua trajetória. O cantor interpreta clássicos como “Clube da Esquina 2”, “O Trem Azul” e “Canção da América”.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -