- Publicidade -

A floresta é tema de exposições simultâneas na Danielian Rio

Publicado em:

O tempo histórico não é linear, é a partir desse entendimento, de que o presente é sempre uma reconfiguração do passado, que a Danielian Rio recebe duas exposições profundamente conectadas pelo tema da floresta: “Verde que te quero ver-te”, com obras da artista Rosina Becker do Valle (Rio de Janeiro, 1914 – 2002) , e “Amazoceno”, com a nova série do artista Gabriel Giucci (Princeton, Estados Unidos, 1987, vive e trabalha entre Rio de Janeiro, São Paulo e Nova York), realizada exclusivamente para a galeria.
 

Se em Rosina, tudo nasce de uma floresta íntima, animada por cores saturadas e personagens mitológicos do cotidiano, em Gabriel a floresta se torna palco de uma era imaginária anterior à presença humana. É uma pré-história possível, uma fábula crítica do tempo presente. O ponto de encontro entre as exposições é a potência da imagem em reconstruir narrativas sobre o Brasil. Em Rosina, a floresta é cultura que emerge da terra; em Gabriel, é uma geopolítica sensível, onde a fauna se impõe como sujeito. Ambas as abordagens desestabilizam o olhar urbano, ocidental e antropocêntrico.


Com curadoria de Marcus Lontra e Rafael Peixoto, a mostra de Rosina traça paralelos com artistas modernistas como Djanira e Tarsila do Amaral, em busca de uma identidade brasileira na pintura. Já a série “Amazoceno”, de Gabriel Giucci, amplia o campo da pintura contemporânea ao propor uma iconografia animal desprovida de idealização — corpos reais, registrados em escala natural, em linho cru tratado com técnicas pictóricas que os aproximam da materialidade da própria floresta.


O título da mostra de Giucci se refere ao tempo geológico da Amazônia como um organismo em disputa, onde a ficção e a ciência se entrelaçam. É um inventário de seres vivos, anterior ao impacto humano. Em contraponto, Rosina nos lembra que a floresta já está dentro de nós. Todas as obras apresentadas estão à venda pela Danielian.

Serviço: Danielian Rio | Rua Major Rubens Vaz, 414 – Gávea
Visitação: até 19 de julho de 2025
Horários: segunda a sexta, das 11h às 19h; sábados, das 11h às 17h.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -