- Publicidade -

Coleção de Arte Africana do MNBA ganha catálogo

Publicado em:

No próximo dia 10 de julho será lançado o catálogo da Coleção de Arte Africana do Museu Nacional de Belas Artes/Ibram. A publicação revisita a aquisição da Coleção Africana, nos tempos da gestão do ex-diretor José Roberto Teixeira Leite, que em 1964, num gesto visionário e de reconhecimento de nossas origens culturais, adquiriu 101 obras do escritor e jornalista Gasparino de Matta e Silva, ex-adido cultural da embaixada brasileira em Gana, na costa ocidental da África. 

Esta iniciativa tornou o MNBA a primeira instituição cultural brasileira de arte a abrigar uma coleção deste gênero. O acervo é composto por obras de diversas etnias africanas, como Achanti,  Bambara, Bassa, Baulê, Bobo-Fang, Dan, Dogon, Fon,  Fulani, por exemplo,  oriundos dos atuais países Nigéria, Benim, Togo e Costa do Marfim.  Do valioso conjunto constam englobadas máscaras cerimoniais, bordados, e estatuetas de ancestrais, entre diversas outras peças.

Abrigando hoje 112 obras, a coleção de Arte Africana já havia ensejado um catálogo em 1983, porém a nova edição além de atualizar a fotografias deste acervo, traz reflexões sobre este inestimável conjunto para a atualidade. A partir de um olhar decolonial, este inventário contribui para romper com a visão eurocêntrica das nossas artes visuais e resgata raízes profundas da diversidade cultural brasileira, entre outras discussões.   

O catálogo foi publicado com recursos do CNPq através de edital Pró Humanidades/Políticas Públicas para promoção da Cultura. A organização é da antropóloga do MNBA Ana Teles da Silva e de socióloga e museóloga Eloísa Ramos Sousa. Ele é resultado do projeto “60 Anos de Arte Africana: Fortalecendo Identidades”, do grupo de pesquisa do MNBA/CNPq, Museus, Patrimônios, Diversidades, que busca revisitar e fortalecer os vínculos desta coleção com questões identitárias e históricas.

Nessa edição estão textos dos museólogos Reginaldo Tobias, Claudia Rocha, Daniel Barretto (todos do MNBA), do antropólogo Raul Lody,  do historiador e crítico de arte José Roberto Teixeira Leite (ex-diretor do MNBA), e da atual diretora do Museu, a museóloga Daniela Matera. 

O evento contará com a mesa redonda: “60 anos da coleção de Arte Africana do MNBA: novos debates e perspectivas”, com participação de Ana Teles da Silva, Eduardo Possidonio (professor e historiador/UFRRJ), Gabrielle Nascimento (historiadora da arte/Museu Afro Brasil) e Monica Lima(historiadora/UFRJ e diretora do Arquivo Nacional).

Serviço: Lançamento do catálogo da Coleção de Arte Africana do MNBA / Data: dia 10 de julho, 5ª feira,  das 16h às 18h / Local: Museu Nacional de Belas Artes – Av. Rio Branco, 199 – Centro,

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -