- Publicidade -

Cosmos ganha sua primeira sala de cinema, após 62 anos

Publicado em:

Um jejum de sessenta e dois anos sem cinema está sendo quebrado neste mês de julho em Cosmos, bairro da Zona Oeste do Rio. Isso porque o Cinema de Cosmos, inaugurado em maio, abre suas portas para o público em geral, com o objetivo de facilitar o acesso da população local, sobretudo crianças e jovens, à produção cinematográfica. A iniciativa, idealizada pela Mascate Filmes, está sendo viabilizada graças a um edital da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, financiado pela Lei Paulo Gustavo em apoio aos espaços.                                                                      

A ideia é que o cinema de Cosmos ajude a construir saberes, além da sala de aula, fomentando a produção de conhecimento por meio do desenvolvimento pedagógico e a popularização da cultura do cinema. Para isso, o novo cinema contará com a parceria do Núcleo de Artes Dr. Dilson Alvarenga de Menezes para mobilizar cerca de mil estudantes da rede municipal de ensino.

Com investimento de R$150 mil, o equipamento cultural é uma reforma de um antigo vestiário abandonado numa área com 98 metros quadrados. O intuito é que o espaço também tenha uma programação envolvendo exibição, mostras, festivais, eventos culturais como mobilizadores e fomentadores de plateia. 

Uma equipe multidisciplinar, com experiência em educação, audiovisual e cultura, tem dado ritmo às atividades. Eles começaram a trabalhar juntos ainda no Cineclube Naquele Tempo, que lembrou a história do cinema para os estudantes da região. O cineasta e pesquisador Flávio Moraes (UFF), idealizador do cineclube e da construção do cinema, destaca a importância do investimento. 

“Graças a políticas públicas como a Lei Paulo Gustavo, mais de mil crianças de Cosmos vão ter acesso a um cinema dentro da sua escola, do seu Núcleo de Artes. O último cinema de Cosmos fechou em 1960, mais de 60 anos depois temos de novo um cinema público em Cosmos”, afirma. 

O Cinema de Cosmos funcionará de segunda a sexta-feira, 9h às 16h, programações especiais abertas ao público. O endereço é Rua Cajá-Manga, 6-192 – Cosmos, Rio de Janeiro – RJ. Para acompanhar a programação, basta acessar a página do Núcleo de Artes no Instagram.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -