- Publicidade -

FESTU  completa 15 anos com edição no Teatro Carlos Gomes

Publicado em:

Incontáveis são os talentos revelados, vários deles brilhando hoje nos palcos e na TV. Os espectadores formados são inúmeros também. O tempo é mais fácil de contabilizar, e são 15 anos. A festa ele já traz no nome. Começou como Festival de Teatro Universitário e notabilizou-se como FESTU – A Festa do Teatro. O festival chega à sua 15ª edição como importante hub de fomentos a grupos e espetáculos teatrais, formação de novas plateias desde o âmbito escolar e como o principal celeiro de novos talentos teatrais. O evento é gratuito e será pela primeira vez realizado no Teatro Carlos Gomes, no Rio de Janeiro, de 1º a 03 de agosto.  Serão apresentadas 16 esquetes inéditas que concorrem a R$ 30 mil (Melhor Esquete) e a R$ 15 mil, através do voto popular, usados como patrocínios aos espetáculos em elaboração. 

“Uma das alegrias de chegarmos à décima quinta edição deste festival é constatar, cada vez mais, a importância do movimento cultural que é o FESTU. Artistas que já passaram pelos nossos palcos recebendo premiações relevantes como o Shell; espetáculos que surgiram a partir de nossos patrocínios conquistando plateias país afora; além do engajamento anual de novos grupos que, assim que sabem das inscrições para o FESTU, já começam a trabalhar para colocar seus trabalhos no mundo”, destaca Felipe.

Reconhecimento que vai além dos limites da caixa teatral. A edição conta pela primeira vez com a participação de integrantes das houses da comunidade Ballroom, grupos organizados e integrados por representantes LGBTQIAPN+.

“Ao longo dos anos, os participantes nos apontam os caminhos possíveis também. Realizamos um festival que dialoga com a Cultura e a Educação, então é natural que os debates aconteçam a cada nova edição. Em 2024, por exemplo, a jurada Alitta, primeira atriz travesti a ser indicada ao Prêmio Shell, nos sugeriu inscrições de integrantes das Houses da comunidade Ballroom, majoritariamente compostas por artistas trans, pretos e periféricos. A mudança implementada já pode ser constatada nesta edição, quando sete das 16 cenas escolhidas possuem corpos trans no elenco. Acho emocionante ver o palco do FESTU espelhar transformações que gostaríamos de ver em nossa sociedade”, salienta o diretor artístico.

SERVIÇO: De 1º a 03 de agosto / Horários: 19h (sexta) e 17h (sábado e domingo)/ Local: Teatro Municipal Carlos Gomes (Praça Tiradentes, s\nº, Centro) / Entrada franca, com ingressos distribuídos duas horas antes das apresentações. / Classificação 12 anos

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -