- Publicidade -

“FINLÂNDIA” chega ao Rio de Janeiro após temporadas de sucesso em São Paulo

Publicado em:

O drama de um casal em crise é retratado no espetáculo “FINLÂNDIA”, que chega ao Rio de Janeiro após temporadas de sucesso em São Paulo. Com direção de Pedro Granato, estão em cena o casal (também na vida real) Jiddu Pinheiro e Paula Cohen.

“FINLÂNDIA” nos transporta a um quarto de hotel na fria Helsinque, onde o casal de atores Paula e Jiddu (por recomendação do autor, os atores usam seus próprios nomes na montagem), em processo de separação, tenta estabelecer um diálogo sobre o futuro de seu relacionamento. A peça joga luz sobre temas urgentes como maternidade e paternidade, as questões de gênero, os feminismos contemporâneos, a velha e nociva masculinidade, as relações abusivas, o conceito de amor.

Nesse duelo entre dois mundos aparentemente inconciliáveis, os conflitos deste casal refletem o momento atual, em que uma estrutura de padrões opressivos está ruindo para dar vez a um mundo que aponta novos caminhos. 

“Eu acho que o texto traz muito essa nova onda feminista para dentro das relações em que os pais estão mais presentes, compartilham as tarefas do lar e cuidados com os filhos e não terceirizam os cuidados. E aqui há também uma certa inversão de papéis em alguns momentos, uma desconstrução, uma visão mais crítica dessas estruturas de poder dos homens, do que é violência e do que é respeito. O texto traz muito a filha para o centro da questão”, comenta o diretor Pedro Granato.

Já para a atriz Paula Cohen, a obra explora a dualidade entre o modo como as pessoas foram criadas para reproduzir velhos padrões e a tentativa de rompê-los a partir da mudança de tempos, olhares e valores. “Acho que a peça explora essas contradições colocando em perspectiva esses questionamentos, de maneira muito humana na boca dessas personagens. Esse casal passa por muitos assuntos que estão em pauta na sociedade e, por isso, encontra ressonância em muitas casas, em muitos lares, em outros países”, comenta.

Sobre essa atualização no olhar para os relacionamentos, o ator Jiddu Pinheiro completa: “O debate sobre opressores e oprimidos no ambiente público e privado, o embate político-ideológico nos mais diversos fóruns, as lutas por igualdade de direitos de gêneros e representatividade feminina, a forma como a estrutura patriarcal moldou e molda subjetividades de homens e mulheres são pautas de primeira ordem neste momento.”.

A primeira montagem de “FINLÂNDIA” estreou em 2022 em Madri, na Espanha, e, desde então, ganhou outras versões de sucesso em Paris (França), Montevidéu (Uruguai), Cidade do México (México) e Santo Domingo (República Dominicana).

Serviço: 11 de julho até 27 de julho / Local: Teatro Municipal Domingos de Oliveira / Planetário da Gávea . Av. Padre Leonel Franca, 240 – Gávea, RJ – Tel: (21) 2274-7722 (estacionamento no local/ Ingressos em https://tickets.oneboxtds.com/riocultura/events / CLASSIFICAÇÃO: 16 anos

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -