- Publicidade -

Museu Bispo do Rosário recebe a segunda edição do Festival Mostra+ de Música.

Publicado em:

Para celebrar o dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, o Museu Bispo do Rosário recebe a segunda edição do Festival Mostra+ de Música. Na ocasião, a área externa do museu se transforma em um grande palco a céu aberto, conectando a comunidade a uma programação vibrante, gratuita e acessível para todos os públicos. O festival destaca a riqueza da cultura local com música, arte, além da feira de economia criativa composta por afroempreendedoras da região.

O Festival Mostra+ de Música é um convite ao público para mergulhar no universo multilinguagem do Museu Bispo do Rosário, que vem produzindo uma série de eventos culturais e artísticos. Para o diretor do Museu, Alexandre Trino, a intenção é mobilizar cada vez mais a comunidade, participante ativa das atividades, como protagonistas da programação e dos projetos institucionais. ”O projeto Mostra+ de Música tem na sua essência, essa vocação agregadora, pela abertura de visibilizar os talentos artísticos desse território, sobretudo da Zona Oeste. Estamos realizando mais uma edição, dessa vez  homenageando a Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. A intensidade deste território vivo se dá na valorização de suas histórias, de seus encantamentos e da mística de seu imaginário, povoado por artistas e suas invenções criativas que o Museu incentiva e abraça, acolhendo diversas perspectivas e complexidades de narrar pela arte, a potência das pessoas e do território em que elas habitam”, destaca Trino.

‘100 anos da Colônia Juliano Moreira’ reverencia memória, história, resistência e luta antimanicomial

Intitulada 100 Anos da Colônia Juliano Moreira: arquivos, territórios e imaginários, a mostra traz mais de 300 objetos, divididos entre elementos históricos, documentos, obras do acervo institucional, de Arthur Bispo do Rosário, além de produções inéditas de artistas convidados e, também, do Ateliê Gaia.

A curadoria foi elaborada a ”oito mãos” e fica a cargo de Carolina Rodrigues, Gabriel Reis, Geovana Melo e Napê Rocha, abordando assuntos como: Mulheridades; Conexões Externas; Imaginações, Fabulações e Infâncias; Reflexões sobre o Tempo; e o Trauma Colonial. A exposição ocupa os três andares do Museu com reflexões em torno de três temáticas gerais: arquivos, territórios e imaginários. A curadora do Museu Bispo do Rosário, Carolina Rodrigues, ressalta que o momento do Mostra+ de Música é mais uma iniciativa da instituição que contribui para a expansão das suas ações para além das galerias expositivas. ”Priorizamos artistas que tenham confluências com o território da Zona Oeste e com uma concepção curatorial que prioriza as conexões com a nossa comunidade. O dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha é uma data de grande importância política e histórica que vem ganhando cada vez mais destaque e tem vários pontos de identificação com o nosso território, formado majoritariamente por pessoas negras. A partir desse marco simbólico, temos a oportunidade de celebrar e visibilizar grandes personalidades que contribuíram para a memória da luta antimanicomial e artística na Colônia Juliano Moreira, como Dona Ivone Lara, Stella do Patrocínio e Dirce Maia, a partir do trabalho de novas artistas da música, como Juliane Gamboa, Carol Cardoso e Taís Feijão”, conclui Carolina.

Serviço Data: 26 de Julho (SÁB) / Horário: 14h às 20h / Local: Museu Bispo do Rosário End :: Estrada Rodrigues Caldas, 3400 – Colônia, Taquara.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -