- Publicidade -

“Pactos para Reflorestar a Terra” chega ao palco do SESC Copacabana

Publicado em:

O espetáculo “Pactos para Reflorestar a Terra”, da Entidade Maré, chega ao palco do SESC Copacabana. Com dramaturgia assinada por Wallace Lino e estrelada por Paulo Victor Lino e Wallace Lino, a peça convida o público a mergulhar no território da Maré no ano de 2040, um cenário de terra em agonia reflexo das ações humanas. Através de memórias originárias e afro-diaspóricas, a obra constroi imagens para o futuro por meio de práticas artísticas que entrelaçam teatro, audiovisual, canto e dança.

“Esse espetáculo é um convite sensível a uma nova interpretação ao fim da humanidade através da ótica da irmandade onde vidas LGBTQIAPN+ são protagonistas ou melhor pragas, desta terra condenada pelo genocídio ambiental. As cenas nos  convidam a imaginar uma terra fértil onde a possibilidade de múltiplas existências estão em primeiro plano.”, conta a diretora Desirée Santos.

No enredo, os personagens viajam no tempo para outras relações LGBTQIAP+, buscando remontar a vida no mundo futuro. “As  irmãs Lino é a possibilidade de se juntar à terra para anunciar a vida daquelas que nunca serão mortas, a irmandade que nos  torna infinitas nessa terra”, comenta as Irmãs Lino. Com direção de Desirée Santos e Renato Linhares, a montagem aposta na recusa dos papéis impostos pelo mundo, exaltando os conhecimentos e insurgências das irmandades afro-indígenas. A performance resgata patrimônios imateriais e ancestrais, revelando uma obra decolonial que preserva o ecossistema cultural da Maré.

“Quando digo em voz alta a palavra pacto percebo que a língua bate no céu da boca, e que com ela vem o som das patas de um cavalo. Reflorestar a terra é um pacto e tanto, eu penso. Um pacto pode marcar o início de uma revolução, mas também pode destruir uma cidade, um país. Pactos são feitos e desfeitos a toda hora, há uma fragilidade na palavra. Talvez seja preciso adormecer ao seu lado, sonhar com a palavra, cavalgá-la, esquecê-la, engulí-la, e então, quem sabe, ir mais fundo na floresta, compactuar com ela.”, conta o diretor Renato Linhares.

Sinopse do espetáculo: A terra agoniza sob os efeitos das ações humanas. No coração da Maré as irmãs Lino atravessam o tempo sendo pragas em busca de outras formas de viver, amar e existir. Pactos para reflorestar a terra é um convite a reimaginar o mundo por meio das memórias de vidas LGBTQIA+.

Serviço:
Data: 17 de julho a 10 de agosto
Dias da semana: Quintas a domingo / Horário: 19h
Local: Multiuso do Sesc Copacabana 
Endereço: Rua Domingos Ferreira, 160, Copacabana
Classificação indicativa: 12 anos

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -