- Publicidade -

“Takotsubo, Coração Partido” faz temporada na Casa de Cultura Laura Alvim 

Publicado em:

Da incapacidade de lidar com os medos, perdas e os traumas, enfrentando um estresse intenso, surge o espetáculo “Takotsubo Coração Partido”, com dramaturgia das atrizes Monica Guimarães e Claudia Mauro. A peça é uma obra de ficção documental que relata as consequências dramáticas de uma mulher de 48 anos, classe média alta, da zona sul carioca, mãe, recém separada de um relacionamento conflituoso. 

A Síndrome do Coração Partido, ou cardiomiopatia, é induzida por estresse, condição médica onde o coração enfraquece temporariamente devido a um evento emocional extremo, como a perda de um ente querido, estresse intenso, ou uma decepção profunda.  Ela é mais comum em mulheres e suas consequências podem também trazer sequelas irreversíveis, como também levar ao óbito.

O diretor Édio Nunes afirma que encenar histórias autobiográficas é sempre uma linha tênue, por descortinar fatos pessoais e situações emocionais muito profundas do ser humano. Ele revela ainda que, no processo de criação do projeto procurou priorizar a verdade de tudo que estava sendo dito.

Ainda de acordo com o diretor, Eleonora encarna todas as mulheres que rompem com os estigmas e resolve ressurgir das cinzas. “Acreditamos numa cena, onde a palavra e o trabalho dos dois atores e toda a fisicalidade são viscerais pro resultado do processo. Takotsubo é desafiador e instigante, ele me obriga a ir fundo em questões pessoais, que atravessam a nossa concepção. Um grande aprendizado, e um presente para qualquer Diretor Teatral, que tem a oportunidade de mergulhar num drama pessoal, com tantas camadas e possibilidades”, finaliza Édio Nunes

Segundo Monica Guimarães, o espetáculo revela ao público sobre esta condição pouco conhecida. Muitas pessoas não estão cientes dos efeitos psicofísicos que o estresse emocional pode ter sobre o corpo, e o teatro pode servir como uma poderosa ferramenta social. 

Serviço: De 11 de julho a 3 de agosto – Sábados, às 19h, e domingos, às 18h / Casa de Cultura Laura Alvim – Teatro Rogério Cardoso / Endereço: Av. Vieira Souto, 176 – Ipanema / Classificação etária: 14 anos / Ingressos em Funarj

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -