- Publicidade -

7º Festival Museu Nacional Vive anima a Quinta da Boa Vista 

Publicado em:

O Museu Nacional/UFRJ e os parceiros do Projeto Museu Nacional Vive realizam no dia 31 de agosto o 7º Festival Museu Nacional Vive, promovendo a ciência e a cultura. O evento gratuito na Quinta da Boa Vista vai exibir acervos científicos da instituição e compartilhar resultados dos últimos sete anos de trabalhos para reconstruir o Museu, atingido por um trágico incêndio em setembro de 2018.

O principal destaque dessa edição é a “Entre Gigantes: uma experiência no Museu Nacional”, que já atraiu mais de 35 mil pessoas ao interior do Paço de São Cristóvão. A partir das 9h, os visitantes terão acesso ao meteorito Bendegó, ao esqueleto de um cachalote com 15,7 metros de comprimento, a obras do artista visual indígena Gustavo Caboco e a informações sobre o restauro do palácio, que segue em andamento.

A Tenda Científica instalada nas imediações do palácio vai funcionar das 10h às 16h, com pesquisadores (docentes, estudantes e técnicos) do Museu oferecendo 25 atividades de divulgação científica, exibindo acervos com recursos lúdicos e interativos. Entre os destaques do polo, estão ações como “A fabulosa diversidade dos peixes”, “Brincando com a Arqueologia”, além de jogos e oficinas sobre temas como biodiversidade, línguas indígenas, taxidermia, insetos e crustáceos.

A programação cultural desta edição começa às 10h30 com uma atividade do grupo Capoeira com Ciência. A partir das 15h30, o Grupo Arruda fará uma grande roda de samba em homenagem ao museu e a todos que atuam em sua reconstrução.

Visitas educativas, exibição de documentário sobre o resgate de acervos do Museu, mostra fotográfica “Linha do Tempo da Reconstrução” e estande com ornamentos restaurados também integram a programação.

O evento contará com intérprete de libras, réplicas de acervos que poderão ser manuseadas pelo público e uma edição especial da Feira Junta Local, com cerca de 40 produtores comercializando alimentos das 10h às 17h30.

“É com muita felicidade que nós estamos, mais uma vez, com esse evento no parque da quinta da Boa Vista, juntamente com o nosso público. Para mim, será o último na qualidade de diretor da nossa instituição que terá um novo gestor a partir de 2 de fevereiro do ano que vem, a quem eu desejo muita sorte à frente dessa instituição maravilhosa. Com muita emoção, pela última vez, eu abro esse evento.”, comenta Alexander Kellner, diretor do Museu Nacional/UFRJ.

A programação é desenvolvida com recursos do Projeto Museu Nacional Vive, que é resultado de uma cooperação técnica entre a UFRJ, a UNESCO e o Instituto Cultural Vale para coordenar a reconstrução do Museu. Conta com o apoio institucional do BNDES, patrocínio platina do Bradesco e da Vale; patrocínio prata do Itaú; patrocínio bronze da Eletrobras e da Cosan; apoio da Rede Itaú, do Congresso Nacional, do Ministério da Educação (MEC), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

SERVIÇO
7º Festival Museu Nacional Vive
Data: 31 de agosto de 2025 (domingo)
Horário: A partir das 9h
Local: Quinta da Boa Vista
Entrada gratuita

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -