- Publicidade -

 Ana Paula Cruz leva ao palco a potência do sopro feminino

Publicado em:

A força do sopro feminino vai ecoar por diferentes regiões do Rio de Janeiro com a nova temporada do espetáculo YBYTU, idealizado e protagonizado pela flautista e saxofonista Ana Paula Cruz, que se apresenta pelo Sesc.

YBYTU, palavra de origem tupi que significa “ar” ou “vento”, é também o nome do movimento artístico que une sopro, presença e palavra, afirmando a potência criativa e transformadora das mulheres pretas na música brasileira. “Quando me coloco no palco com minha flauta, com meu ar, estou evocando a força de Iansã, divindade dos ventos e tempestades. É com essa força que coloco minha arte no mundo”, afirma Ana Paula.

O espetáculo foi concebido em um momento de grande transformação para a artista. “A pandemia foi um momento decisivo. Eu tinha acabado de sair de muitas cirurgias e, quando achei que ia pro mundo com a música, veio o isolamento. Resolvi fazer da minha casa uma nova jornada musical experimental. Comecei a improvisar, estudar sax, clarineta, e me redescobri como solista. Até então, eu só acompanhava outros artistas, não me via pronta para ser protagonista. A ideia do YBYTU nasceu dessa necessidade”, conta Ana Paula.

No espetáculo, Ana Paula entrelaça com maestria os universos da música erudita e popular. Preserva a sofisticação técnica da música clássica enquanto incorpora a vibração e a alma da música popular brasileira. Canções consagradas ganham novas camadas sonoras, com influências que transitam entre o samba, jazz, bossa nova, rock, ijexá e ritmos de matriz africana. O resultado é uma experiência sonora envolvente, contemporânea e ancestral ao mesmo tempo.


Serviço: 24/10 (quinta-feira) – Arte SESC Flamengo  e 28/10 (segunda-feira) – SESC Copacabana com participações especiais

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -