- Publicidade -

 “Asilo?” está em cartaz no Teatro Sesc RJ

Publicado em:

A partir do encontro real com o envelhecimento, a Cia do Solo estreia o espetáculo “Asilo?”, com experiências acumuladas ao longo de quase uma década de atuação artística com pessoas em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). Com dramaturgia assinada por Martha Paiva e Gabriel Sant´Anna, fundadores da companhia, e direção de Sergio Kauffmann, a montagem propõe um olhar sensível sobre temas ligados à velhice, como solidão, demência, sexualidade, luto e envelhecimento.

A narrativa vai além do teatro tradicional. Em cena, os palhaços profissionais se alternam entre personagens de 3 famílias que lidam com os desafios propostos pelo envelhecimento. Ao mesmo tempo, as dinâmicas encontradas nos asilos também são apresentadas, com um tom de humor, sem superficialidade. 

A peça é fruto do trabalho realizado em projetos como “O Presente Encontro”, da própria companhia, e “Uma Bela Visita”, do Teatro do Sopro, inspirados na metodologia da Fundação Dr. Clown, do Canadá. “Somos palhaços especialistas no cuidado com o idoso. Tudo que aprendemos com nossa vivência de quase dez anos permitiu que este espetáculo pudesse não só fazer pensar, mas também fazer rir”, conta Gabriel Sant´Anna. 

Baseado em entrevistas com gerontólogos, bibliografia específica e nos relatórios escritos semanalmente por palhaços e palhaças durante as visitas, o grupo construiu uma narrativa que une recursos do teatro, palhaçaria, pantomima, música e dança. O espetáculo convida o público ao presente e possibilita reflexões sobre a relação com o próprio tempo. “A população está envelhecendo e a discussão sobre esse tema é urgente. ‘Asilo?” nasce dessa necessidade de produzir uma peça que fala de envelhecimento para todos nós, porque para envelhecer, basta estar vivo”, explica Martha Paiva.

Além da proposta artística, o projeto tem um compromisso direto com a educação gerontológica, a inclusão e a acessibilidade. A equipe contou, durante o processo, com a consultoria de Cris Muñoz, que fez a capacitação dos artistas, e de uma monitora que estará presente em todas as sessões, assim como uma intérprete de libras. 

Serviço : Temporada: 31 de julho a 24 de agosto / Horário: Quinta a sábado, às 19h | Domingo, às 18h / Local: Teatro Sesc Tijuca Endereço: R. Barão de Mesquita, 539 – Tijuca

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -