- Publicidade -

Favela Orquestra e o Coro Juvenil do Rio de Janeiro sobem ao palco do Teatro João Caetano 

Publicado em:

A Favela Orquestra e o Coro Juvenil do Rio de Janeiro sobem ao palco do Teatro João Caetano para o concerto gratuito “One Love – Homenagem aos 80 anos de Bob Marley”. Clássicos do reggae ganham novos arranjos, escritos pelo maestro Vinícius Louzada, em umrepertório que mostra também a influência do ritmo jamaicano na música brasileira. Além de clássicos deBob Marley, o programa conta com obras de Gilberto Gil, Paralamas do Sucesso, Skank, Cidade Negra, Edson Gomes e Natiruts, numa celebração da música como força de união, resistência e amor.

Cantor e compositor jamaicano, Bob Marley teve uma importância imensa e multifacetada, sendo reconhecido internacionalmente como um embaixador do reggae, um ícone da cultura Rastafári e uma vozpoderosa pelos direitos humanos, justiça social, espiritualidade e unidade pan-africana. Seu legado transcende a música, influenciando a vida pessoal e profissional de inúmeras gerações até hoje, com seus ensinamentos sobre amor, liberdade e resiliência.

“Bob Marley foi muito mais que um cantor. Ele é um símbolo de resistência e consciência. Suas músicasfalam de amor, mas também de luta, de desigualdade, de fé e de liberdade”, conta o regente Vinícius Louzada. “Em tempos de intolerância, racismo e exclusão, revisitar Bob Marley é uma forma de lembrar que a música pode ser instrumento de transformação social. Ele continua atual, e é por isso que homenageá-lo é também falar do presente”, defende o maestro.

Um dos diferenciais da Favela Orquestra é o ponto de encontro entre o erudito e o popular. Os jovens instrumentistas têm se preparado para o concerto do Teatro João Caetano com bastante dedicação eafinco, provando que o reggae e a música de concerto dão match.

“Quando a gente entende que a música de concerto não é só europeia, mas uma ferramenta de expressão, então tudo se encaixa. O reggae tem riqueza rítmica, melódica e principalmente força cultural. Ao juntar isso com a sonoridade orquestral, a gente amplia os significados, sem perder a essência. E a Favela Orquestra é justamente esse ponto de encontro entre o palco e a rua”, completa o regente.

“O público pode esperar um concerto vibrante, emocionante e cheio de identidade. Vamos trazer o reggaepara dentro da linguagem sinfônica sem perder a essência da cultura que move esse gênero musical. Seráuma apresentação com arranjos inéditos, performances vibrantes e a força da juventude das nossas favelas ocupando o palco do Teatro João Caetano com orgulho”, destaca Moana Martins, diretora-executiva do projeto.

“Para a juventude, Marley permanece como um símbolo potente de como a arte pode questionar, transformar e inspirar. Celebrar sua trajetória é também reafirmar a música como um instrumento poderoso de mudança social e afirmação de novos futuros possíveis”, diz a diretora-executiva.

À frente do Coro Juvenil do Rio de Janeiro, está o maestro Douglas França. O Coro é também um projeto de formação artística do IBME, que reúne 30 jovens, entre 12 e 19 anos, todos estudantes da rede pública de ensino. Muito além da música, o grupo se destaca por unir o canto coral à expressividade corporal, criando performances potentes, sensíveis e marcadas pelo vigor da juventude.

SERVIÇO: Data: 13 de agosto de 2025 (quarta-feira) Horário: 19h / Local: Teatro João Caetano – Praça Tiradentes s/nº, Centro / Ingressos: Entrada gratuita – distribuição de ingressos uma hora antes do concerto.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -