- Publicidade -

Nova edição do Festival LivMundi acontece no MAM-Rio

Publicado em:

Nos dias 20 e 21 de setembro, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro  será palco da sétima edição do Festival LivMundi, uma das principais iniciativas voltadas à difusão da pauta socioambiental. O evento, que este ano traz o tema “Dança das Águas”, convida o público a viver uma experiência plural e transformadora, com atividades gratuitas que estimulam a reflexão, o encontro e o engajamento em torno de um futuro mais justo e regenerativo.

O tema Dança das Águas” inspira uma reflexão urgente sobre os fluxos que atravessam o planeta, os territórios e os corpos. A água é um elemento central da vida, que conecta dimensões ambientais, sociais e espirituais. Em tempos de escassez, crises climáticas e disputas por recursos, o festival convida o público a reconhecer o valor da água como direito, movimento, cuidado e transformação – e a imaginar caminhos mais fluidos, coletivos e sensíveis para o futuro. A curadoria da edição reúne seis profissionais de trajetórias potentes e complementares, com repertórios diversos que incluem arte, ciência, filosofia, jornalismo, cosmologias indígenas e afrofuturismo: Batman Zavareze, Kananda Eller, Morena Mariah, Paulina Chamorro, Renato Noguera e Zahỳ Tentehar. Juntos, eles participaram de uma imersão criativa que marcou o início do processo curatorial, ao lado do líder indígena Ailton Krenak, convidado especial desta edição e parceiro de longa data do Festival. 

Criado em 2016, o LivMundi se consolidou como um espaço de trocas e experiências que conectam sustentabilidade, justiça climática, diversidade, saúde, arte e educação. Ao longo de sua trajetória, já impactou mais de 116 mil pessoas em mais de 350 atividades gratuitas. Neste ano, o Festival será realizado pela primeira vez no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio), um dos espaços culturais mais emblemáticos da cidade.

“O Festival LivMundi vem, desde 2016, oferecendo acesso democrático a saberes fundamentais para quem vive o agora. Acreditamos que experiências como as que o LivMundi proporciona são as mais eficazes para despertar a consciência crítica coletiva sobre como estamos vivendo. Queremos cultivar relações mais saudáveis e justas entre nós, com outros seres e, sobretudo, com a nossa casa comum, a Terra”, afirma Luciane Coutinho, idealizadora do festival.

Estão entre os convidados confirmados da edição o Padre Júlio Lancellotti, referência na luta por direitos da população em situação de rua; Giovanna Nader, comunicadora e defensora da moda sustentável; Sonia Bridi, jornalista especializada em meio ambiente e direitos humanos; André Trigueiro, referência em jornalismo ambiental, que une ética e espiritualidade em sua trajetória; e Rodrigo França, artista multidisciplinar e autor de obras que abordam educação, cultura e representatividade negra. Na programação musical, o cantor Zé Ibarra,  vencedor do Grammy Latino com a banda Bala Desejo, também está confirmado. 

Os ingressos já estão disponíveis gratuitamente pelo site livmundi.com e pela plataforma Sympla.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -